ENTREVISTA

Mirandelense é campeã mundial de powerlifting

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2023-10-18 12:51

Chama-se Maria João Pires, tem 16 anos de idade, frequenta o 12º ano de escolaridade na escola secundária de Mirandela, e acaba de se sagrar campeã mundial da Global Powerlifting committee (GPC), na categoria T2, de menos de 75 kg, na prova disputada na Hungria.

Em entrevista ao Mensageiro, fala-nos um pouco sobre esta modalidade ainda pouco conhecida.

 

Mensageiro de Bragança (MB) - Foi um título inesperado, ou estava confiante que podia ser campeã do mundo?

 

Maria João Pires (MJP) - Não estava à espera, porque como é uma competição internacional, que junta toda a gente da federação, todos os países envolvidos, estava à espera de ficar em terceiro lugar, se tudo realmente corresse muito bem, ou nem sequer entrar no pódio. E como não ia com a família, nem acompanhada pelo meu treinador, estava assim um bocado receosa de como é que ia correr, mas depois no final acabou por correr tudo bem.

 

MB - Como é que foi a preparação para este campeonato do mundo?

 

MJP - Estive uma prova que ocorreu anteriormente, que foi o Lisbon Open Strong, em julho. Foi a minha primeira competição de powerlifting e passado um mês, recebi um mail com a lista de todos os atletas que foram convocados para o mundial, onde estava incluída. Normalmente, os meus treinos, duram uma hora e meia ou duas, quatro vezes por semana, porque se forem treinos muito pesados, gosto de aproveitar o meu descanso entre exercícios.

 

MB – Para quem não conhece esta modalidade, como é possível descrevê-la?

 

MJP - O powerlifting é uma modalidade de força que se baseia no levantamento de pesos em três exercícios. Nós temos cerca de três tentativas para cada movimento e a terceira tentativa, se for válida, normalmente é para o que nós chamamos de PR, que é o nosso peso máximo que conseguimos levantar.

 

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

 

Assinaturas MDB