FUTEBOL

Mirandelense reeleito presidente da Associação de Futebol do Porto

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2024-03-26 17:51

José Manuel Neves, natural de São Pedro de Vale do Conde, concelho de Mirandela, foi reeleito, na passada sexta-feira, Presidente da direção da Associação de Futebol do Porto (AFP). Liderava a única lista a sufrágio, renovando assim o mandato até 2028, tendo obtido 642 votos a favor e zero contra.

José Neves, de 69 anos, é o 34º presidente da entidade que gere o futebol e o futsal daquele distrito. Está na maior associação do país, desde 1987. Durante os vários anos em que esteve nesta Associação, integrou o Conselho Jurisdicional e foi ainda presidente do Conselho Fiscal, e depois foi o vice-presidente.

Em 2020, José Neves sucedeu a Lourenço Pinto que estava à frente dos destinos da associação, há 13 anos, e agora renovou a tarefa de liderar a entidade.

Durante o discurso de tomada de posse, José Neves expressou a "intenção de fazer mais e melhor no futuro". A conclusão da construção da Academia da AF Porto é um dos principais pilares do mandato que agora se inicia, cujas obras arrancaram em janeiro.
Garantiu ainda que a obra vai ajudar a “consolidar a aposta na formação” e a “centralizar e otimizar a atividade na formação de árbitros, dirigentes e treinadores“.

O presidente reeleito relembrou os momentos conturbados da pandemia, que marcaram os primeiros dois anos do mandato. “Fomos obrigados a tomar medidas preventivas, medidas essas que nos permitiram manter os clubes, atletas, árbitros e dirigentes de abandonarem definitivamente as suas atividades desportivas”, referiu.

Segundo José Manuel Neves, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o número de atletas (30 mil para 44 mil) e equipas (1.800 para 2.400) aumentou relativamente a 2020, ano em que tomou posse.

A aposta no futebol e futsal feminino “mais do que duplicou” em relação a 2020 e a AF Porto é hoje a associação com “maior número de jogadoras – cerca de 3.000”.

Assinaturas MDB