Município vai recriar Guerra do Mirandum entre 05 e 07 de maio
O município de Miranda do Douro vai realizar nos dias 05 a 07 de maio a recriação histórica da Guerra do Mirandum, numa altura em que se assinalam os 261 anos desta batalha histórica
A explosão da praça-forte de Miranda do Douro, em 08 de maio de 1762, foi um dos momentos mais trágicos da história de Miranda do Douro, e, de acordo com o historiador António Rodrigues Mourinho, onde mais de 400 pessoas perderam a vida durante esta guerra.
Em declarações ao Mensageiro, a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, disse que com esta recriação histórica pretende-se fazer uma viagem no tempo até ao século VXIII, e dar a conhecer o que foi a Guerra do Mirandum.
“Em termos históricos não foi o melhor momento para Miranda do Douro, mas temos de pensar no heroísmo de quem esteve envolvido nesta batalha é também uma forma de prestar uma homenagem a estes guerreiros e ao povo mirandês”, vincou a autarca.
Para Helena Barril, este tipo de iniciativa ajuda a promover o território do Planalto Mirandês, trazendo turistas e visitantes e, ao mesmo tempo, potencializar a economia local.
O município de Miranda do Douro apostou na divulgação desta iniciativa histórica, em território espanhol, dada a proximidade com este país ibérico. Os potenciais visitantes portugueses também não foram esquecidos, tendo a autarquia levado a efeito ações promocionais em ambos os lados da fronteira