Bragança

Museu do Abade de Baçal lança campanha de mecenato para recuperar obras históricas

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-02-09 15:54

Restaurar o Património, preservar a memória é o nome da exposição, inaugurada sábado, no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, que marca o início de uma campanha de sensibilização e angariação de fundos para a recuperação de várias obras históricas, que se encontrar bastante deterioradas pelo passar dos anos.

“Mais do que a exposição, é o que a exposição vai desencadear. Grosso modo, é uma seleção de 25 objetos que são verdadeiros tesouros, estavam guardados nas reservas. Alguns já tinham estado expostos mas pelo seu estado de degradação, precisamos de os restaurar, de os salvar para os poder trazer, de novo, para a coleção permanente. Objetivo é preservar estes objetos extraordinários, que guardam as memórias da nossa identidade.

Objetos de várias tipologias. Há muitos mais que podíamos ter trazido mas quisemos mostrar esta diversidade de objetos que existem nas coleções. Há coleções de pintura, escultura, de tudo um pouco.

Temos mobiliário, escultura, pintura, desenho, objetos documentais, cerâmica. A ideia foi mostrar este lado eclético do museu.

Tivemos o cuidado de trazer alguns que estão a perigar, como é o caso do retábulo do séc. XVI, que tem como tema a circuncisão e julgamos próximo da escola de Grã-Vasco. Já tinha estado, há muitos anos, em exposição mas que está em muito mau estado e queremos recuperar”, explicou o novo diretor do MAB, Jorge Costa.
Entre as obras selecionadas, está a primeira imagem conhecida de Nossa Senhora da Serra.

“Provavelmente uma escultura do século XIII, talvez XIV, que é uma grande referência para esta região. Foi trazido para a guarda do museu mas está em muito mau estado – é em madeira – e precisa de ser recuperada.

É do período gótico. Já teve pintura, mas que se perdeu. Vamos ver o que conseguimos fazer”, frisou Jorge Costa.

Assinaturas MDB