Mirandela e Vila Flor

Oito detidos por caça ilegal e com meios proibidos

Publicado por Redação em Ter, 2022-01-25 11:54

O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Mirandela, deteve, no dia 23 de janeiro, oito homens, com idades compreendidas entre os 42 anos e os 66 anos, por caça ilegal e com meios proibidos, em duas situações distintas no âmbito da Operação Artemis, nos concelhos de Mirandela e de Vila Flor, anubciou aquela força de segurança.

Na primeira situação, no decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, no início da manhã, no concelho de Mirandela, os elementos do NPA detiveram um suspeito de 63 anos por se encontrar a caçar com recurso a meios não permitidos, nomeadamente um chamariz eletrónico, motivo que levou à sua detenção em flagrante.

No segundo caso, por volta das 17:30 do mesmo dia, no concelho de Vila Flor, os elementos do NPA detiveram em flagrante sete homens que exerciam o ato venatório aos tordos fora do horário e do local permitido para a prática.

Para além das detenções foi ainda apreendido diverso material, destacando-se:

Oito armas de caça;
Diversos cartuchos de calibre 12;
Um chamariz eletrónico.

Os indivíduos foram constituídos arguidos e presentes ao Tribunal Judicial de Mirandela e ao Tribunal Judicial de Vila Flor ontem, dia 24 de janeiro, para aplicação das medidas de coação.

A ação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Mirandela e de Vila Flor.

A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Assinaturas MDB