Futsal

Parada/Faílde venceu o Interfreguesias de Bragança após três finais perdidas

Publicado por AGR em Qua, 2023-08-09 16:58

À quarta foi de vez. A União das Freguesias de Parada e Faílde venceu, pela primeira vez, o torneio infreguesias em futsal do concelho de Bragança, após já ter perdido três finais (sempre para a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, que este ano não participou).

Na final, disputada na quinta-feira, no pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, em Bragança, Parada/Faílde derrotou Donai por 5-2 (4-1 ao intervalo).

A experiência do conjunto de Parada/Faílde fez a diferença perante uma equipa que chegou à final pela primeira vez e que contava nas suas fileiras com vários atletas sub-17.
“Fizemos um bom jogo. Faltou um bocadinho de experiência. Temos muitos miúdos, contra uma equipa de Parada, com outro tipo de experiência, até de disputar outras finais. De resto, eles foram mais eficazes na finalização. Mas há que dar os parabéns à equipa. Foi um percurso fantástico”, enalteceu o capitão (e presidente da junta de freguesia) de Donai, Manuel Rodrigues, que deixou elogios ao torneio: “Parabéns ao Município pela organização. Esperemos estar cá na final no próximo ano”, concluiu.

Já Carlos Esteves, capitão da equipa vencedora, não escondia a satisfação pelo resultado.

“Depois de algumas finais e meias-finais (esta era a quarta final), ganhámos. É um trajeto que temos vindo a fazer, quase sempre com o mesmo grupo, que é muito unido. O próprio torneio em si é de louvar, por reunir tantas aldeias e confraternizar no final do jogo. Espero que continue por muitos anos.

Esta rapaziada já merecia o primeiro lugar. Parabéns a Donai, que também fez um ótimo torneio”, sublinhou Carlos Esteves.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, que organiza o torneio há já seis edições, garantiu que a prova vai continuar.

“Obviamente que vai continuar, desde que as nossas freguesias pretendam participar.”, frisou.

Sobre esta sexta edição, sublinhou que “foi um torneio interessante, dentro daquilo que têm sido os anos anteriores, este ano com a particularidade de não termos uma junta de freguesia potencial vencedora. Foi um torneio bem disputado, com as pessoas a terem grande espírito de fair play e notou-se, na final, que havia muita gente aguerrida”, destacou.

O autarca sublinhou que este é o maior torneio do género no distrito de Bragança, pelo número de equipas e atletas envolvidos.

“Correu tudo bem, felizmente. Este é um grande torneio. Provavelmente o maior do distrito de Bragança. Este ano foram 26 equipas. Envolvemos mais de 350 jogadores e muita gente envolvida, nomeadamente no meio rural e que criou esta dinâmica que se pretende imprimir, com estes convívios que se realizam no final dos jogos. E esta participação das várias aldeias, que se deslocam de um lado para o outro, o que vai marcando a diferença na atividade do meio rural”, disse o autarca.

Hernâni Dias revelou, ainda, que a fase a eliminar voltará a ser no pavilhão municipal, em Bragança, depois de a fase de grupos se disputar em várias aldeias do concelho.

“Cada vez me convenço mais que faz todo o sentido esta fase final acontecer aqui no pavilhão Arnaldo Pereira, porque congrega um grande número de pessoas, quer da cidade, quer das aldeias”, explicou.

A fechar, aproveitou para “felicitar não só os que venceram mas todos os que disputaram o torneio e deram o seu contributo”.

“Também uma palavra de agradecimento a todos os presidentes das Juntas de Freguesia, que tiveram a preocupação de contribuir para a animação do torneio, para a sua realização e também para as populações do meio rural, que deram o seu contributo ativo.

Assinaturas MDB