Pedras Salgadas bate Miranda do Douro nos penáltis e vence Taça Transmontana

O Pedras Salgadas conquistou, este sábado, a Taça Transmontana de Futsal em seniores masculinos, ao vencer o Clube Desportivo de Miranda do Douro por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após um empate a uma bola no tempo regulamentar. A final decorreu no Pavilhão Municipal de Murça e colocou frente a frente os campeões distritais das Associações de Futebol de Vila Real e de Bragança.
O encontro, encarado por ambas as formações como preparação para a participação na Taça Nacional de Futsal – onde integram a Série A com Cerveira e Contacto –, revelou-se equilibrado e com momentos de interesse tático. A primeira parte terminou sem golos, com o Pedras Salgadas a assumir maior posse de bola e o CD Miranda do Douro a explorar transições rápidas. Destaque, nesse período, para a exibição do experiente guarda-redes Pina, decisivo em várias intervenções.
Na segunda parte surgiram os golos. O conjunto mirandês adiantou-se no marcador aos 27 minutos, por intermédio de Pedro Diz, que concluiu com êxito uma transição rápida conduzida por Miguel Diz. No entanto, a vantagem durou pouco: dois minutos depois, Queiroga restabeleceu a igualdade com um remate cruzado.
Sem alterações no marcador até ao final do tempo regulamentar, a decisão da final foi remetida para a marca dos seis metros. O Pedras Salgadas revelou-se mais eficaz, convertendo com sucesso as cinco grandes penalidades, ao passo que o CD Miranda do Douro falhou a última, por Leo, entregando o troféu à formação de Vila Pouca de Aguiar.
No final da partida, Vítor Hugo, responsável pelo CD Miranda do Douro, sublinhou o equilíbrio do encontro. "Foi um jogo extremamente equilibrado, entre duas boas equipas, com boas ideias de jogo, onde até conseguimos vantagem e acabámos por sofrer o empate numa transição nossa em que não estivemos bem. Qualquer das equipas podia ter vencido no tempo regulamentar e nos penáltis tudo pode acontecer. Ficamos tristes com este desfecho, foram mais felizes e esperemos que sejamos nós mais felizes quando os defrontarmos na Taça Nacional."
O dirigente mirandês apontou já ao próximo desafio. "O foco vai agora para o nosso desafio com o Contacto Futsal, uma equipa muito jovem e atlética, em que queremos contrariar essa irreverência e identidade com as nossas armas, lutando por uma vitória caseira na primeira jornada. O grupo está mais confiante e experiente para defrontarmos este desafio e conseguirmos desta vez atingir os nossos objetivos."
Do lado vencedor, Daniel Silva, treinador do Pedras Salgadas, mostrou-se satisfeito com o desfecho. "Vínhamos à procura de um resultado que desse confiança para os desafios que nos esperam na Taça Nacional. O objetivo foi conseguido, apesar de só termos confirmado a vitória nas grandes penalidades. Fomos justos vencedores pelo futsal praticado nos 40 minutos e a sorte sorriu-nos nos penáltis."
O técnico vincou ainda a ambição para o que resta da temporada. "Na Taça Nacional o objetivo é claramente a subida de divisão, respeitando a qualidade dos adversários. Acredito que as equipas transmontanas sejam as mais bem preparadas, mas o Contacto e o Cerveira serão certamente ossos duros de roer. Considero que o Miranda do Douro é capaz de subir e prevejo dificuldades para qualquer adversário que jogue em casa deles."
Com este triunfo, o Pedras Salgadas sucede precisamente ao CD Miranda do Douro como vencedor da Taça Transmontana, depois de, na edição anterior, os mirandeses terem batido a Academia Johnson Januário por 6-5 nas grandes penalidades, após empate a cinco bolas.
Fotos: Guilherme Moutinho