Pescador brigantino recrutado por marca britânica para competição de peixe-gato
O brigantino André Batista alcançou recentemente um grande feito na sua carreira de pescador desportivo, sendo recrutado, no passado mês de março, para a equipa profissional da Cat-Tex, marca britânica que se dedica à competição profissional, teste e desenvolvimento de equipamentos especializados para a pesca do peixe-gato ou 'Siluro'.
André Batista, de 31 anos, revelou como surgiu o interesse da marca britânica. “A marca está a crescer e a formar equipas para competição e desenvolvimento das séries deles em vários países na Europa. Eles repararam em mim através das minhas participações nas redes sociais, quando postava vídeos ou fotos das capturas. Ao fim de algumas conversas com o CEO da Cat-Tex, o convite surgiu numa conversa casual, ambas as partes mostraram valores e interesses semelhantes, e também vontade de trabalhar juntos e chegámos a um acordo”.
Com outros dois membros da Cat-Tex, André Batista irá participar na maior competição embarcada da Europa na modalidade de pesca de peixe-gato. A competição, intitulada "Catfish Cup Poland", terá lugar em Szczecin, Polónia, entre os dias 16 e 20 de agosto e reunirá 101 equipas, compostas por mais de 300 pessoas de toda a Europa. O evento oferecerá um "prize money" de 26.500 € e as equipas competirão pelo título de melhor equipa da Europa. Na edição do ano passado, a equipa liderada por Batista conquistou o 12.º lugar, mesmo sem apoio. O recorde pessoal de André Batista na pesca é de 2,05 metros.
"O objetivo da competição é capturar peixes e somar pontos. Apenas são contabilizados peixes com mais de 1 metro, onde cada centímetro equivale a um ponto. Há pontos extras se o peixe medir mais de 150 cm, 170 cm, 190 cm e 200 cm. Quando um peixe é capturado, é chamado o júri para medir e confirmar a captura," explicou o brigantino que pratica a pesca sem morte.
O peixe-gato é uma das maiores espécies de água doce do mundo e a maior presente nas massas de água europeias. Com o potencial de atingir impressionantes 4,5 metros de comprimento e mais de 200 kg de peso, esta espécie representa um verdadeiro desafio para os pescadores.
André Batista começou a pescar aos 5 anos com o seu irmão e ganhou interesse pela pesca ao longo dos anos. “Há cerca de cinco anos, comecei a dedicar-me exclusivamente à pesca de Siluros. As primeiras duas temporadas não foram fáceis, tentei aprender por conta própria, sem muita informação ou conhecimento sobre a espécie. Foi então que decidi que seria melhor encontrar alguém que entendesse do assunto e pudesse-me ensinar. Inscrevi-me num 'bootcamp' de três dias em que pescaria com o melhor e mais renomeado membro da Pro team da Madcat Polska e Savage Gear Polska, onde aprendi o básico para começar”.
Embora André Batista ainda mantenha o seu emprego "normal", é proprietário da Piranha Pro Shop, uma empresa dedicada à venda e distribuição de material de pesca para predadores como o Siluro, Lúcio e Zander. Além disso, André Batista também organiza expedições de pesca na Polónia e no rio Ebro, em Espanha.