Pioneiros salvam empate caseiro frente ao Freixo (com galeria)
No jogo que assinalou o início da sexta jornada do Campeonato Distrital de Futsal da AF Bragança, nesta quinta-feira, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, Pioneiros e Freixo não foram além de um empate a quatro golos.
O conjunto freixenista entrou assertivo na partida, o que resultou no golo dos visitantes, aos 3’, por João Simão, ao segundo poste, a desviar o passe de Fredy.
O golo madrugador serviu para despertar a equipa local que, aos 9 minutos, na conversão de um livre descaído para a esquerda, alcançou a igualdade por Lucas.
Após o empate alcançado, os Pioneiros conseguiram colocar-se na frente do resultado (2-1) aos 13’, com André Mendes a aproveitar o bom trabalho de Pedro Cruz.
No segundo tempo, aos 24’, o Freixo empatou a partida. João Simão bisou, num lance em que, no um para um com o guarda-redes Lucas Sá, não deu nenhuma hipótese.
A resposta da equipa da casa não tardou e, aos 26’, André Mendes voltou a abanar as redes da baliza de Marco Soares.
Contudo, o Freixo não desistiu e seria o carismático capitão João Carrasco a oferecer o empate, aos 34’, a dar o melhor seguimento a uma assistência de João Simão.
No melhor momento da equipa visitante, Fredy, que já tinha colocado a bola na barra em duas ocasiões, aos 36' e 37', marcou o 4-3, aos 38’, com um passe de João Simão.
O mesmo João Simão iria ser expulso, aos 38’, após receber o segundo cartão amarelo, no seguimento de uma falta sobre Lucas - a sexta falta freixenista – que resultou num livre que decidiu a partida. A responsabilidade foi assumida por Lucas, que "fuzilou" Marco Soares e assegurou o empate a quatro golos, aos 39’.
Nota final para a expulsão de Erivaldo (39’), após a amostragem do segundo cartão amarelo, por palavras. Já anteriormente, pelos mesmos motivos, aos 36', Matos foi expulso da partida.
Para o técnico dos Pioneiros, Manuel Nascimento, o empate acaba por ser justo. “O objetivo principal para este jogo era a vitória, mas, dadas as circunstâncias, podemos aceitar o resultado. Este foi mais um jogo que pecámos na finalização e na defesa acabámos por sofrer golos infantis. Falta-nos clareza, o que é compreensível para uma equipa que ocupa os últimos lugares da tabela. Jogámos mais com o coração do que com a cabeça, o que complica as coisas, como os resultados demonstram. Os indicadores apontam para uma temporada complicada, mas prometemos empenhar-nos para reverter a situação através do trabalho árduo”.
Já Romeu Madeira, técnico-adjunto do Freixo, lamentou o resultado obtido. "Foi um jogo com muitos altos e baixos, mas terminamos com a sensação de que a equipa dos Pioneiros estava ao nosso alcance. Não fomos eficazes a defender nos momentos finais da partida e acabámos por ser penalizados. Iniciamos a pré-época com atraso, pois não havíamos planeado apresentar uma equipa sénior, o que nos prejudicou, mas agora é altura de recuperar o tempo perdido. Acredito que faremos uma segunda volta com um melhor desempenho. Para esta época, o nosso objetivo é evitar os últimos lugares, pois acredito que temos capacidade para deixar uma imagem mais positiva".
Com este desfecho, Pioneiros e Freixo somam o primeiro ponto da temporada, sendo que a equipa violeta contabiliza 5 jogos realizados, enquanto os freixenistas já disputaram 6 partidas.
Concluída a sexta jornada, nesta sexta-feira, o Torre Dona Chama lidera o Campeonato Distrital com 13 pontos, após um empate 3-3 com o Sendim. Em seguida, temos Arnaldo Pereira (que folgou nesta jornada), Miranda do Douro e Sporting Moncorvo, que venceram Alfandeguense (8-1) e Mirandela (7-3), respetivamente. Este trio acumula 12 pontos na competição.
Segue-se uma pausa para cumprir a segunda mão da 1.ª eliminatória da Taça Distrital, onde seguem em vantagem Alfandeguense e Sendim, que venceram Vimioso (2-3) e Freixo (16-3), respetivamente. Recordamos que o encontro entre Arnaldo Pereira e Moncorvo terminou empatado a três bolas.
Os jogos da segunda mão estão marcados para o dia 24 de novembro, à exceção do encontro Arnaldo Pereira-Moncorvo que será jogado no dia 25 de novembro.
Fotos: Guilherme Moutinho