Bragança

Polémica nas eleições da Obra Social Padre Miguel marcadas para este sábado

Publicado por Glória Lopes em Sáb, 2023-12-09 13:43

Estão envoltas em polémicas as eleições para os novos órgãos sociais da Obra Social Padre Miguel, marcadas para este sábado, em Bragança, com apenas uma lista a sufrágio liderada pelo atual presidente, Manuel Pereira.

A outra lista proponente, encabeçada pelo fundador da instituição, Nuno Álvaro Vaz, que acabou por não ser validada, avançou com uma providência cautelar no Tribunal de Bragança para “impugnar o acto eleitoral porque não respeita os estatutos da OSPM, nem a lei geral do Código Civil”, explicou ao Mensageiro o advogado Guedes de Almeida, subscritor da lista.

O tribunal ainda não decidiu sobre a providência cautelar, entregue no dia 5 de dezembro. “Para suspensão das deliberações da assembleia geral e a suspensão das eleições marcadas para dia 9 e que dada a controvérsia que o acto eleitoral está a fomentar nos associados, para que sejam demitidos do exercício de funções os elementos dos órgãos sociais que acabam o mandato no dia 31, bem como a nomeação de uma comissão administrativa provisória e que sejam feitas as eleições depois”, descreveu o advogado.

Guedes de Almeida defende, ainda, que as eleições não deviam realizar-se hoje, pois deveria aguardar-se pela decisão judicial.

Também segundo o advogado “as eleições foram marcadas em cima da hora e com um prazo muito curto desde a difusão da convocatória, por email, para apresentar listas. O Nuno Álvaro Vaz recebeu, por email, no dia 24 de novembro à noite e só davam até 30 de novembro para entregar as listas, mas mesmo assim o Nuno apresentou uma lista, que foi mandada corrigir até às 10h00 do dia 4 de dezembro. Foi corrigida, mas depois foi eliminada porque havia algo que não estava bem com um dos elementos”, afirmou.

Instado a comentar a polémica e as acusações, Manuel Pereira negou todas as irregularidades apontadas e garantiu ao Mensageiro que as eleições vão realizar-se esta tarde, com uma lista a sufrágio, encabeçada por si e tendo como candidato a presidente da Assembleia Geral, Francisco Cepeda, que já ocupa o mesmo cargo.

O Mensageiro constatou que as eleições estão a decorrer desde as 14h00 no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, "com toda a normalidade", indicou Manuel Pereira. As urnas encerram às 17h00.

Entretanto, já votaram vários elementos da lista que não foi aceite. "Estamos a escrever no boletim de voto que queríamos votar na lista rejeitada", admitiu Nuno Álvaro Vaz.

Assinaturas MDB