Mirandela

Projeto de resolução do PCP recomenda reintegração da linha do Tua na rede nacional ferroviária

Publicado por Fernando Pires em Qui, 01/22/2026 - 11:00

Os três deputados do PCP na Assembleia da República, apresentaram, na passada segunda-feira, um projeto de resolução no Parlamento a solicitar ao Governo a reintegração da Linha do Tua na Rede Nacional Ferroviária e que a CP assuma novamente a gestão e a manutenção do troço ferroviário entre Brunheda e Mirandela.

Para o PCP, só dessa forma será possível desbloquear o Plano de Mobilidade do Tua (PMVT) - abrangendo os concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães (distrito de Bragança) e Alijó e Murça (distrito de Vila Real) - a principal contrapartida pela construção da barragem de Foz-Tua, há 17 anos por cumprir.

O teor desse projeto de resolução foi apresentado, na terça-feira, pela concelhia de Mirandela do PCP, em conferência de imprensa. Jorge Humberto Fernandes sublinha que “passados 17 anos do anúncio do Plano e mais de 16 milhões de euros depois, as populações continuam sem nada ver concretizado daquele plano de mobilidade. ““Não podemos aceitar que se continue a gastar dinheiro público, sem que haja qualquer resolução efetiva deste problema”, acrescenta.

O dirigente comunista aponta também muitas reservas quanto à viabilidade do plano, considerando que a entidade responsável não dispõe de meios adequados para o concretizar. Alega que o comboio adquirido para o troço ferroviário levanta sérias dúvidas de segurança. “O que fomos ouvindo, ao longo deste tempo, pelos próprios técnicos das oficinas da CP, é que aquele comboio não tem homologação e não oferece condições de segurança, o que torna impossível entregar um plano de mobilidade a um meio de transporte que não garante segurança aos utilizadores”, afirma.

O Projeto de resolução, agora apresentado, faz várias recomendações ao Governo: a reintegração da Linha do Tua (Brunheda a Mirandela e Carvalhais), na Rede Ferroviária Nacional e a manutenção da sua infraestrutura no âmbito da IP; Reverter para a CP e reabilitar as duas automotoras LRV2000 nas suas oficinas; Reiniciar na Linha do Tua a operação da CP; Entregar à CP as verbas adequadas para esta operação e acionar processo de tentativa de recuperação de eventuais verbas da ADRVT ainda alocadas na Mystic Tua S.A; Integrar em todos os estudos e projetos de traçado para a futura linha Porto/Bragança, que se prevê passar cerca de 10 km a norte de Mirandela, uma estação de interface e ligação em via métrica até à Linha do Tua em Carvalhais e considerar esta ligação nos estudos de procura da futura linha Porto/Bragança dada a enorme aproximação a estas duas cidades que proporcionará aos cinco concelhos do Vale do Tua.

O projeto assinado pelo grupo parlamentar do PCP - constituído por Paulo Raimundo, Paula Santos e Afonso Maia - deu entrada, no Parlamento e deve ir a votação durante o mês de fevereiro.

Assinaturas MDB