Nordeste Transmontano

Quartos para estudantes em Bragança são dos mais baratos do país

Publicado por Glória Lopes em Qui, 08/28/2025 - 09:28

Bragança é o distrito do país com os preços mais baixos para alojamento de estudantes, cujo preço médio é de 181 euros, o máximo já atinge os 300 euros e o mínimo anda pelos 181 euros. As contas são do Observatório do Alojamento Estudantil, que mostra a tendência do custo do alojamento em Portugal.
Além de Bragança, as cidades mais baratas para estudar são Guarda (184 euros, preço médio), outras cidades de dimensão idêntica como Beja (230), Castelo Branco (220 euros), Portalegre (250 euros), Vila Real (250 euros).
Listas de espera por quartos
A Riskivector, empresa que se dedica ao alojamento para estudantes internacionais que chegam a Bragança tem uma lista de espera grande. “Já arranjamos cerca de 320 quartos, dos quais 99 por cento são para alunos estrangeiros. Temos tudo lotado e a lista de espera é bastante grande, uns 170”, explicou Gabrielle Abellono da empresa Riskivector.
Esta empresa aponta como preço médio por quarto 160 a 170 euros, mas com a valores a chegar a mais de 200 euros no caso de quartos individuais.
O presidente do IPB considera normal alguma dificuldade para conseguir quarto no início do ano letivo. “Há sempre alguma dificuldade. São quase 3500 alunos entre mestrados, licenciaturas e CTESP, mas tem-se resolvido. Há relatos de algumas dificuldades, mas nada de preocupante. Vão-se acomodando a pagar mais ou menos”, afirmou Orlando Rodrigues.

Assinaturas MDB