MOTORES

Salsas responde com entusiamo a Gincana e Concentração de Tratores Antigos (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-08-12 12:23

A aldeia de Salsas foi o palco de um evento singular integrado nas Festas em Honra de São Roque, que trouxe à luz a Gincana de Tratores e a Concentração de Tratores Antigos.

Este encontro, realizado neste domingo, atraiu entusiastas destas máquinas de trabalho, que puderam assistir a demonstrações de perícia e a um desfile que percorreu as ruas da aldeia brigantina.

Ricardo Lopes, responsável pela Comissão Organizadora, expressou a sua satisfação com o sucesso desta iniciativa inovadora. “Estamos muito felizes com a receção que o evento teve, reunindo cerca de 500 pessoas, o que reflete o excelente trabalho da Comissão de Festas na promoção desta combinação inédita de Gincana e Concentração de Tratores Antigos. O evento contou com a presença de um total de 50 tratores, o que é um sinal positivo para a continuidade destas atividades.”

Um dos momentos marcantes do evento foi o desfile pela aldeia de Salsas, que trouxe animação e sorrisos com uma caravana de tratores. Este desfile incluiu o já famoso atrelado com 21 mini-reboques e contou com a participação dos sócios e amigos do Nordeste Automóvel Clube (NAC).

Rómulo Pinto, vice-presidente do NAC, destacou a importância da participação do clube brigantino no evento. “Aceitámos com agrado o convite da Comissão Organizadora para participar neste evento inédito. Estivemos presentes com 33 veículos e cerca de 70 pessoas no desfile pelas ruas de Salsas. O NAC está disponível para colaborar com iniciativas de outras freguesias, mostrando que somos um clube acessível e empenhado na valorização local.”

Graça Rodrigues, residente em Salsas, participou no desfile e manifestou a sua alegria pelo evento. “É uma enorme satisfação ver um evento desta envergadura numa aldeia tão pequena. Os meus parabéns à organização, e espero que esta ideia continue pelos anos vindouros.”

Manuel Rocha, residente em Salsas, foi o vencedor do prémio de Trator Mais Antigo com o seu John Deere 1020 de 1968. “É um orgulho ter vencido este prémio. O mais importante é participar e contribuir para a festa. Este trator já não é utilizado para trabalhos diários, o que facilita a sua manutenção.”

O prémio de Melhor Restauro foi atribuído a Nuno Pinto, de Bragada, pelo trabalho realizado num trator Fiat 556 de 1985. “Este é um trabalho que realizo há seis anos, sendo o meu único trator e utilizado para os serviços diários. É ótimo ver o movimento nas aldeias e espero que estas iniciativas continuem a valorizar e a engrandecer as atividades agrícolas.”

Na classificação da Gincana, os vencedores foram: 1.º Vítor Costa, de Quintela de Lampaças; 2.º Luís Costa, de Quintela; e 3.º Hélder Lopes, de Salsas.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB