Sendim não treme em tarde fria e goleia Estudantes Africanos
O encontro relativo à 20.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança, entre Estudantes Africanos e Grupo Desportivo de Sendim, realizado este domingo, no Campo de Santa Apolónia, em Bragança, foi brindado com muitos golos (2-5) e no aparecimento surpreendente de chuva em forma de neve.
A formação sendinense atravessa um bom momento de forma e provou essa credencial nos minutos iniciais da partida. Aos 3’, Genê abriu o ativo com um remate forte e colocado a não dar nenhuma hipótese a Ronildo. Até ao intervalo, a equipa de André Irulegui teve várias ocasiões de aumentar a diferença, mas foi a equipa da casa quem marcou. Ao minuto 37, Eric Rodrigues num soberbo remate de longe deu o empate aos Estudantes Africanos.
Na segunda metade com o sol a espreitar, o Sendim entrou praticamente a vencer, com o golo de Diego Oliveira, aos 46’, a concretizar uma boa combinação com Alex Sander.
A irreverência estudantil voltou a dar frutos, ao minuto 52, com Danilo a converter uma grande penalidade, a castigar falta de Rhuan sobre o número 17 dos Africanos.
As equipas proporcionavam um bom espetáculo e procuravam o golo que seria encontrado pelos homens de Sendim, ao minuto 58, após Ofesse derrubar Diego Oliveira na grande área. Na conversão da grande penalidade, o guarda-redes Ronildo ainda adivinhou o lado escolhido por Edilzo, mas não conseguiu impedir o 2-3.
A equipa de Óscar Monteiro dava sinais de cansaço e voltaria a sofrer golo, aos 63’, através do defesa Chael Duarte na sequência de um pontapé de canto a aproveitar na recarga um remate de Diego Oliveira à trave.
A vitória seria ampliada e selada com o golo de Edilzo, aos 68’, que bisou na partida, num feito muito festejado pelos seus colegas de equipa.
Óscar Monteiro, técnico dos Estudantes Africanos, justificou a derrota pelo esforço exigido aos seus atletas na ronda transata. “A partida da jornada anterior, frente ao Bragança, foi bastante exigente e deixou marcas profundas na minha equipa. Houve bastantes jogadores lesionados e outros que sentiram o desgaste dessa partida, fruto de jogar em relvado, tendo em conta que o plantel é curto foi muito complicado preparar este jogo. Contra o Sendim, realizámos uma boa primeira parte enquanto duraram as pernas. No segundo tempo, sem substituições, tornou-se complicado manter uma resposta capaz contra uma equipa que atravessa uma boa fase”.
Para André Irulegui, técnico do Grupo Desportivo de Sendim, o triunfo não merece contestação e aponta o segundo golo como fundamental. “Existem “cliques” no jogo que fazem a diferença. O momento determinante nesta partida foi quando conseguimos o 1-2. Após conseguirmos essa vantagem, o nosso trabalho ficou facilitado, soubemos gerir o resultado, tornando a nossa vitória clara e justa”.
Questionado sobre o jogo da final da Taça Distrital, frente ao GD Bragança, quando faltam duas jornadas para o final do campeonato, Irulegui realçou a maturidade dos seus jogadores. “É impossível tirar o pensamento na Taça dos meus jogadores, mas conversando com eles tudo se torna mais fácil. São jogadores inteligentes que conseguem perceber a gestão necessária para manter o foco nas restantes partidas. O remédio para um balneário é a vitória, se querem ser felizes têm de ganhar jogos e o resto vem por acréscimo. A base do espírito de grupo são as vitórias.”
Com este resultado, os Estudantes Africanos são ultrapassados pelo Vila Flor, que venceu em casa o Carrazeda (2-1), e descem para o 11.º lugar com 11 pontos. O Grupo Desportivo Sendim segue isolado no quinto lugar com 34 pontos.
Mirandês complica contas brigantinas
Em Miranda do Douro, o Grupo Desportivo de Bragança não foi além de um empate sem golos com o Grupo Desportivo Mirandês e arrisca-se a complicar as contas do campeonato. A próxima jornada, frente ao FC Vinhais, pode ser crucial na discussão do título brigantino. No segundo posto está a formação da ADC Rebordelo que segue firme e encurta distâncias do primeiro lugar, agora a dois pontos, após a vitória contundente em casa do Carção, por 0-6.
Foto: Guilherme Moutinho