Vila Flor

Sinodalidade na Semana Santa

Publicado por P. Francisco Pimparel em Qui, 04/17/2025 - 10:23

A paróquia de São Bartolomeu de Vila Flor e a Santa Casa de Misericórdia de Vila Flor promoveram mais uma conferência inseridas nas celebrações da Semana Santa. Na segunda-feira santa, às 21h00, no auditório de Santa Casa, o conferencista foi o Pe. Sérgio Leal (diocese do Porto) sob a temática “viver em Igreja”.
Apontou que a palavra sinodalidade já aparece na igreja no séc. I com Inácio de Antioquia. Referiu que a “sinodalidade implica que todos sejam portadores de dignidade”.

Destacou que “a sinodalidade não é um instrumento pastoral mas um modo de ser”. De salientar que, segundo o Pe. Sérgio, “o viver em Igreja não é tanto o que se quer mudar mas mais em que é que temos de mudar”. Portanto, “a conversão permanente”. Apontou depois que “a sinodalidade percorre toda a Sagrada Escritura, desde a criação até ao Evangelho”.

Os Atos dos Apóstolos, com o seu capítulo 15, foi [um texto] apresentado como o protótipo da sinodalidade.

O ser criativo nos tempos de hoje, segundo o Pe. Sérgio, “é precisamente levar outros ao encontro com Cristo”.

O Pe. Sérgio Leal apontou o episódio de Emaús como o exemplo mais paradigmático. Quanto ao ponto de partida de viver em Igreja “não é tanto o falar mas cada vez mais a capacidade de escuta”.

Deixou, por fim, as bases da sinodalidade: “igualdade e dignidade dos membros da igreja, a co-responsabilidade, o governo da Igreja consiste em delegar - servir e o conselho como parte da decisão que levará à escuta e discernimento”.

Por fim, o Pe. Sérgio destacou que “a vivência da fraternidade é hoje o maior desafio nas comunidades cristãs”.

Assinaturas MDB