Bragança

Sofia Pereira quer liderar Juventude Socialista para ajudar a resolver problemas dos jovens

Publicado por Glória Lopes em Sáb, 2024-11-09 18:09

A presidente da Federação da Juventude Socialista (JS) de Viseu, Sofia Pereira apresentou este sábado em Bragança a sua candidatura a secretária-geral desta estrutura política.
A jovem de 25 anos, natural da freguesia de Ferreirim, em Lamego, militante há 10 anos, vai defrontar Bruno Gonçalves. Desde 2006 que as eleições para a JS nacional não eram disputadas. “É uma candidatura que tem consciência dos reais problemas do interior, porque os vivi quando era mais nova”, contou Sofia Pereira sublinhando que a candidatura “é plural” com pessoas de Norte a Sul.
“Depois de tanto tempo de militância em que a JS contribuiu para o meu crescimento enquanto pessoa e militante, chegou a altura, chegou a hora de com a nossa candidatura concretizar os sonhos que tive enquanto militante”, explicou ao Mensageiro.
Os problemas da emancipação dos jovens, como a falta de habitação e os baixos salários, estão na agenda da candidatura e incluídos na moção global estratégica. “Apresentamos uma proposta para construir 600 mil casas num prazo de 10 anos e a criação de um programa de cooperativas que possa dar alguma resposta a este problema que é português e europeu”, indicou Sofia Pereira afirmando que “os salários brutos são baixos e carecem de aumento”.
Não definimos causas estruturantes das não fraturantes. As causa fraturantes para alguns são estruturantes a nível do modelo de sociedade em que nós queremos viver e somos muito intransigentes nesta defesa
A dignificação da mulher, a licença parental partilhada, a defesa dos direitos dos transgéneros são outros assuntos na agenda.
O XXIV Congresso Nacional da Juventude Socialista para os dias 13, 14 e 15 de dezembro

Assinaturas MDB