Torneio Distrital de Atletismo Adaptado celebra a inclusão desportiva (com galeria)
O Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em conjunto com a Associação de Atletismo de Bragança (AAB), realizou, nesta quarta-feira, no Pavilhão da Coxa, a 4.ª edição do Torneio Distrital de Atletismo Adaptado, uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro.
Esta ação contou com a participação de cerca de 60 atletas em representação de oito instituições com resposta social na área da deficiência no distrito de Bragança: Santos Mártires, ASCUDT, APADI, APPACDM, Centro de Educação Especial, Espaço Mais, Cercimac e UDEP.
Sérgio Afonso, Treinador de Atletismo Adaptado dos Santos Mártires, expressou a sua satisfação com a realização desta atividade. “É motivo de grande alegria para nós proporcionar uma manhã desportiva, verdadeiramente inclusiva, a estes utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) brigantinas. O 'feedback' destes atletas é extremamente positivo, uma vez que, além de se reunirem com colegas de outras instituições e cultivarem amizades, combinam a prática desportiva adaptada com a promoção da inclusão”.
As condições climatéricas obrigaram à realização do Torneio Distrital no Pavilhão da Coxa, o que levou à adaptação das atividades para uma versão 'indoor'. “Estava inicialmente prevista a realização do Torneio no campo de atletismo do IPB, mas o tempo chuvoso levou-nos a implementar um plano B, pois não quisemos deixar de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.”
Para Rodolfo Moreno, presidente da AAB, o trabalho realizado pelas instituições no desenvolvimento físico dos seus utentes merece elogios. “É evidente o empenho destas instituições ao incorporarem a prática do atletismo nas suas atividades diárias, refletindo-se numa melhoria notória da capacidade física e técnica destes atletas”.
A organização de outros eventos de atletismo adaptado é uma intenção assumida por Rodolfo Moreno, que expressa o desejo de elevar estes atletas a um patamar nacional. “Queremos manter a dinamização de eventos ao nível distrital e, em parceria com a ANNDI, aspiramos progredir para um contexto de provas nacionais.”
Presença constante nestas ações é José Costa Pereira, presidente da ANNDI Portugal, que destacou o verdadeiro significado desta iniciativa. “Apesar de apelidado Torneio Distrital de Bragança, acredito que a competição não será o mais importante, sendo de valorizar a inclusão e o convívio, num espírito de cooperação, proporcionando a igualdade de oportunidades”.
“É sempre um prazer vir a Bragança, sejam quais forem as condições climatéricas. É um local que está no meu coração e faço questão de estar presente nestas atividades,” disse Costa Pereira.
Quanto ao desempenho nas provas; nos 60 metros masculinos, o vencedor foi Rufino Campião (APADI), seguido de Joel Cabrela (Santos Mártires) e André Ferreira (CEE). Em femininos, a mais rápida foi Andreia Fernandes (APPACDM), com Mónica Santos (Santos Mártires) e Solange Cordeiro (ASCUDT) a fecharem o pódio.
No triplo salto masculino, Bruno Costa (APPACDM) alcançou a maior distância, seguido por Rufino Campião (APADI) e Ângelo Silva (CEE). Na categoria feminina, o ouro foi para Andreia Fernandes (APPACDM), com Luísa Salvador (ASCUDT) e Sandra André (APADI) ocupando os restantes lugares do pódio.
Finalmente, na modalidade de lançamento do peso na categoria masculina, Manuel Afonso (ASCUDT) mostrou maior habilidade, seguido por Marco Afonso (Santos Mártires) e Mário Fonseca (UDEP).
Na cerimónia de entrega de medalhas estiveram presentes o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, e o presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Telmo Afonso.
Fotos: Guilherme Moutinho