Mirandela

Tua Walking Festival 2025 levou 250 amantes da natureza a conhecer São Pedro de Vale do Conde

Publicado por Fernando Pires em Qui, 05/01/2025 - 11:32

A aldeia de São Pedro de Vale do Conde, no concelho de Mirandela, recebeu o Tua Walking Festival 2025 – Festival de Percursos Pedestres - uma celebração da natureza, cultura local e sustentabilidade ambiental, no coração do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).

Foi o segundo de um total de cinco fins-de-semana dedicados às 12 rotas de percursos pedestres já homologados nos cinco municípios da área territorial do PNRVT (Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Alijó, Vila Flor e Murça), mas que também pretende dar visibilidade à paisagem, património, cultura, tradição, gastronomia e produtos identitários.

Caminhadas com o limite máximo de 250 pessoas, “esgotam sempre com bastante antecedência”, refere a organização do PNRVT. Esta segunda edição arrancou na tarde de sábado, com visitas a quintas locais, provas de azeites e vinhos, teatro deambulante, demonstrações com aves de rapina e música tradicional portuguesa, culminando com um espetáculo de fogo e um momento musical.

No domingo, os participantes puderam explorar as paisagens naturais através da caminhada no PR8 MDL – Trilho de Vale do Conde - um percurso circular de 10,9 km com grau de dificuldade considerado “algo difícil”, ideal para aventureiros e amantes da natureza.

Caminhadas com o limite máximo de 250 pessoas, “esgotam sempre com bastante antecedência”, refere a organização do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).

“Conhecemos sempre sítios diferentes, passamos pelas aldeias, provamos os produtos locais, a paisagem é fantástica”, aponta Tânia, uma das participantes que juntamente com grupo de amigos, todos do Porto, se inscreveu para os cinco momentos do Festival. “Temos um amigo em Mirandela e foi ele que nos convenceu, desde a primeira edição. Gostamos e repetimos”, acrescenta o Pedro.

O Tiago, por sua vez, refere que estas caminhadas são “uma excelente oportunidade para estar com os amigos”, o caminho permite muitas partilhas de sensações, de dificuldades, de superação, permite observar a natureza tranquilamente e, em simultâneo, conversar com os parceiros, permite “experimentar novos sabores, provar os produtos locais e adquiri-los no produtor”. “É uma das partes melhores, levar a mala do carro cheia de produtos, alheiras, biscoitos, azeite e vinhos”, refere o Miguel.

De entre os caminhantes que se inscreveram para todos os fins-de-semana do festival encontramos também muitos residentes no Vale do Tua. O João, com apenas 11 anos, é um desses caminheiros que participa com os pais e que enfrenta “os desafios” sem qualquer problema. Os pais, Paula e Jorge, dão o exemplo. Gostam de caminhar e particularmente no Tua Festival de Percursos Pedestres onde já conhecem a maioria “das caras”, onde já fizeram muitos amigos. A Maria de Fátima de Abreiro, Mirandela, a Paula de Porrais, Murça, a Isabel, o Américo e a Marília de Carlão, Alijó, conheceram-se nestas caminhadas e formam agora “um grupo”, já quase como “uma família”. “Já falamos todos e combinamos participar noutras caminhadas, nos concelhos uns dos outros”, refere a Maria de Fátima. Dizem que conhecem muito pouco os municípios vizinhos e graças a este Festival já conhecem muitas aldeias, muitas pessoas e até muitos produtos dos outros municípios. “Do que gostamos mais é dos biscoitos do Cabeço, de Carlão e das amêndoas caramelizadas”, apontam.

O terceiro percurso será em Alijó, nos dias 24 e 25 de maio.

Assinaturas MDB