Bragança

ULS esclarece que já tinha solicitado apoio à Câmara de Bragança para contactar os presidentes de junta

Publicado por AGR em Dom, 2020-10-11 13:03

Na sequência da “estranheza” revelada pelos presidentes de junta do PSD quanto à ausência de contactos por parte da ULS Nordeste para a ação de proximidade para a campanha de vacinação da gripe, aquela unidade esclarece que já tinha contactado o Gabinete de Apoio à presidência da Câmara de Bragança para chegar à fala com os presidentes de junta do concelho.

“No âmbito da campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano e tendo em vista a salvaguarda dos interesses dos utentes, as equipas de enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários de todo o distrito de Bragança vão deslocar-se às localidades, permitindo que os utentes se possam vacinar no seu próprio meio e evitando deslocações aos Centros de Saúde.

- Para operacionalizar a campanha de vacinação, as equipas de Enfermagem dos Centros de Saúde que integram a ULS do Nordeste iniciaram, durante o mês de setembro, os contactos com as entidades parceiras da comunidade, no sentido de preparar a calendarização da vacinação de acordo com as duas fases definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a primeira fase com início a 28 de setembro e a segunda fase com início a 19 de outubro.

-Os contactos com os parceiros da comunidade estão a ser desenvolvidos tendo por base o Plano de Atuação definido por cada uma das equipas, salvaguardando, por um lado, o cumprimento do calendário de vacinação contra a gripe definido pela DGS e, por outro lado, a prestação de cuidados aos utentes nas diferentes valências dos Cuidados de Saúde Primários.

-No caso em particular do concelho de Bragança, à semelhança dos restantes concelhos do distrito, encontra-se a decorrer a primeira fase de vacinação contra a gripe sazonal na comunidade, que abrange os utentes, residentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e grávidas.

- Em relação à segunda fase, com início a 19 de outubro, e que implicará a deslocação das equipas de enfermagem às localidades, está a ser articulada com os Municípios e Juntas de Freguesias do distrito de Bragança, encontrando-se os contactos em curso.

2- No caso concreto do concelho de Bragança, a coordenadora da Equipa de Enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança iniciou já os procedimentos, no dia 01 de outubro, solicitando o apoio do Gabinete de Apoio à Presidência do Município de Bragança na disponibilização de contactos tendo em vista a articulação com todas as Juntas de Freguesia do concelho, perspetivando a sua operacionalização no início da próxima semana.
-Na perspetiva do melhor acolhimento por parte de todos os parceiros, as equipas de enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste vão dar início à segunda fase da vacinação contra a gripe no próximo dia 19 de outubro, deslocando-se às localidades do distrito de Bragança.
-A ULS do Nordeste pauta assim a sua atuação numa ótica de proximidade com os utentes e de parceria com as entidades locais, no âmbito daquela que é a sua missão, garantindo cuidados de saúde de qualidade e em segurança à população da sua área de abrangência”, lê-se numa resposta escrita enviada pela ULS ao Mensageiro de Bragança.

Assinaturas MDB