Mogadouro

Urrós resiste ao despovoamento e mantém a tradição da Festa Brava

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2018-08-23 16:20

A Festa Brava há já várias décadas que é um momento alto das festas da aldeias de Urrós, no concelho de Mogadouro. Esta freguesia raiana aproveita o mesmo de agosto para levar à uma corrida de “Toiros à Portuguesa” e assim proporcionar o convívio entre os locais, vizinhos espanhóis e os emigrantes.
Se no passando, a Praça de Toiros de Urrós recebeu, os nomes maiores da tauromaquia nacional, anos após ano, o cartel vão sendo renovado e os aficionados ficam atentos às novidades do espetáculo.
Pela Praça de Toiros de Urrós, este ano passaram os Cavaleiros António Brito Paes, Moura Caetano e Soraia Costa (praticante), que encontrou pela sua juventude e beleza. As pegas ficaram a cargo dos Forcados do Ribatejo e Coimbra, que lidaram cinco toiros da ganadaria Santa Maria.
Apesar de se ter registado meia casa, os aficionados aplaudiram de pé diversos momentos da corrida, numa Praça que tem capacidade por 3.600 pessoas e que foi construída pela população local. Em Agosto de 1982, dá-se a primeira corrida de toiros na localidade.
A população saiu à rua, onde cavaleiros, forcados e bandarilheiros foram acolhidos e da melhor forma.

Tags

Assinaturas MDB