Diocese

Vimioso acolheu Primeira Assembleia da Unidade Pastoral Senhora da Visitação

Publicado por Jorge Novo em Qui, 02/27/2025 - 10:22

Decorreu no pretérito dia 21 de fevereiro, no Auditório da Casa da Cultura de Vimioso a primeira Assembleia da Unidade Pastoral da Visitação, em Vimioso.

Presidiu o bispo diocesano, D. Nuno Almeida, acompanhado do Pe. Rufino Xavier, Pároco e Moderador da Unidade Pastoral Senhora da Visitação e os responsáveis dos diferentes setores da Pastoral diocesana: Pe. Bento Soares, Presidente da Comissão Diocesana para a Sinodalidade, Coordenador da Pastoral e Presidente da Comissão Litúrgica, o ecónomo da Diocese, Pe. Paulo Pimparel, o Reitor do Seminário de S. José e Diretor do Secretariado da Pastoral das Vocações, Pe. António Magalhães e os Presidentes das Comissões Profética e Social, Jorge Novo e Cristina Figueiredo.

Foi uma assembleia, em chave de conclusão da Visita Pastoral, dedicada ao encontro, partilha e reflexão sobre a Igreja que é e que é desafiada a ser esta Unidade Pastoral, segundo o objetivo geral definido e apresentado por D. Nuno Almeida “Caminhar juntos para sermos igreja sinodal de todos e para todos. Peregrinar unidos para anunciar, celebrar e testemunhar a alegria e a esperança do Evangelho”.

Foi uma oportunidade aproveitada ainda para se conhecerem melhor os diferentes agentes pastorais e membros da comunidade onde ficou realçada, como sublinhou D. Nuno Almeida “a importância dos Grupos que surgem e surgirão ao redor da Palavra, a que se designa “Grupos Semeadores da Alegria”, bem como a eleição e a constituição dos diversos conselhos e organismos de corresponsabilidade, equipas dos diferentes setores da pastoral, etc, sem os quais não é possível ser Igreja sinodal, missionária e samaritana”.

Assinaturas MDB