FUTEBOL DISTRITAL

Vinhais vence dérbi concelhio com reviravolta nos descontos (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-11-27 15:12

O Futebol Clube de Vinhais arrancou um importante triunfo, no período de descontos, frente ao rival concelhio, Rebordelo, por 2-1, em jogo, disputado este domingo, a contar para a oitava jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança.

No Estádio Municipal de Vinhais, a equipa da casa entrou mais atrevida e, até mais rematadora, a obrigar o Rebordelo a manter a concentração sempre no limite.

Aos 7 minutos de jogo, Leo Pereira teve excesso de pontaria e atirou com violência à barra da baliza de Vítor Dias.

Na resposta, apenas 3 minutos depois, os jogadores do Rebordelo abriram o marcador, com Leonardo Correia a aproveitar alguma desconcentração defensiva dos locais.

Em desvantagem, o Vinhais subiu as linhas e criou oportunidades suficientes para poder fechar a primeira parte com um resultado diferente, com as defesas do guarda-redes Vítor Dias ou os ferros da baliza rebordelense a negarem essas tentativas.

Na segunda parte, o jogo passou por períodos de menor definição para ambas as equipas, resultando em menos oportunidades, mas registando um maior equilíbrio entre os rivais do município de Vinhais.

Sem nada a perder, o Vinhais arriscou com mexidas na equipa e foi recompensado, em período de descontos, aos 90+2’, com Diogo Souza a mostrar as suas credenciais de ponta de lança (1-1).

Quando o empate parecia certo, os deuses sorriram ao Vinhais, com Garcia, de cabeça, aos 90+7’, a dar o melhor seguimento a um pontapé de canto cobrado por Cazares.

Após o apito final, o treinador-adjunto do Vinhais, Miguel Ribeiro, analisou a partida com um largo sorriso. “Foi uma grande vitória, numa demonstração de grande atitude da nossa equipa, contra uma equipa apenas preocupada em defender. Tivemos a sorte do jogo no final da partida, mas a sorte também se procura. Na primeira parte tivemos muitas oportunidades e não concretizamos, com o passar do tempo a equipa mostrou-se mais nervosa e a jogar um futebol mais direto, mas acabou por correr bem”.

Miguel Ribeiro sublinhou, ainda, a qualidade do plantel que orienta com Marco Mobil. “Os jogadores que ‘saltaram’ do banco mostraram que o empenho que dedicam durante a semana é recompensado e que todos são opções para jogar a titular”.

Na próxima jornada da Divisão de Honra, está marcada a visita ao líder Bragança. Apesar da invencibilidade brigantina, Miguel Ribeiro promete jogar para ganhar. “No próximo jogo, iremos defrontar um dos candidatos ao título, neste caso até assumido, enquanto nós nos propomos apenas a fazer o melhor possível. Vamos a Bragança com o intuito de ganhar, tal como em todos os jogos onde o Vinhais entra em campo”.

Já o treinador do Rebordelo, Carlos Garcia, considerou este resultado um “balde de água fria”. “Um empate seria o resultado mais justo, num jogo em que estivemos largos minutos na liderança do marcador. As bolas paradas acabaram por ser decisivas, um capítulo onde o Vinhais é muito forte. Custa muito perder desta maneira, mas há que levantar a cabeça e preparar já o próximo jogo”.

O golo que decidiu a partida foi marcado pelo jovem Garcia que, curiosamente, é filho do treinador do Rebordelo. Uma ‘traição’ que foi imediatamente perdoada. “Não é fácil explicar o sentimento, quando é o teu próprio filho que te faz perder o jogo, mas ele acaba por fazer o papel dele e eu fiz o meu”.

Concluída a jornada, o Vinhais sobe ao terceiro lugar, agora com 18 pontos, enquanto o Rebordelo desce para o quarto lugar com 16 pontos.

Na próxima jornada do campeonato, marcada para o dia 3 de dezembro, jogam-se os seguintes encontros: Bragança-Vinhais; Rebordelo-Cachão; Leão Negro-Carção; Argozelo-Vila Flor e Macedo de Cavaleiros-Mirandês.

Antes, é disputado o jogo de abertura da jornada nove, o encontro entre Africanos Bragança-Torre de Moncorvo, antecipado para o dia 1 de dezembro.

Assinaturas MDB