Vítor Cardoso assume presidência do Águia Futebol Club Vimioso
Vítor Cardoso Ferreira da Silva foi eleito presidente do Águia Futebol Club Vimioso para o triénio 2024/2027, em eleições realizadas na passada quarta-feira, 18 de setembro, na sede da Junta de Freguesia de Vimioso.
Aos 31 anos, natural de Vimioso e com experiência no desporto local, Vítor Cardoso liderou a única lista submetida ao sufrágio, sendo eleito por unanimidade.
Na época passada, Cardoso treinou as equipas de infantis e benjamins do clube e integrou a Direção anterior.
A nova Direção é composta, ainda, por Ricardo Jorge Claro Diz (vice-presidente), Paulo Jorge Ventura Diz (tesoureiro), Luís Manuel Secundino Morais (secretário) e Carlos Eduardo Xavier Rodrigues (vogal).
"A uma semana da data das eleições, não apareceram interessados em apresentar uma lista para a direção do clube. Por isso, decidi avançar com a minha candidatura para, numa primeira instância, evitar que as crianças de Vimioso ficassem sem a oportunidade de praticar desporto”, explicou o novo presidente, justificando a sua decisão de concorrer.
“Sabemos que vamos enfrentar dificuldades para concretizar o nosso projeto, mas acredito que a equipa escolhida para esta Direção poderá dar uma boa resposta e aproximar o clube da vila. Esse é um dos nossos principais objetivos”, afirmou o dirigente.
Uma das prioridades da nova Direção é solicitar à Associação de Futebol de Bragança a integração do Vimioso nas competições seniores masculinas de futsal, apesar dos calendários já estarem definidos. “Os restantes clubes já deram o seu aval, e aguardamos uma resposta positiva da AF Bragança. Caso seja negativa, teremos que aceitar, mas com desagrado, já que existem precedentes”, acrescentou.
Vítor Cardoso planeia também formar uma equipa sénior composta por jogadores locais, incluindo o regresso de antigos atletas.
“Este é um ano zero, de aprendizagem, mas visando promover o futsal de formação e reforçar a ligação com os adeptos”, referiu.
A nova Direção pretende também realizar treinos de captação para formalizar os escalões de futsal, abrangendo desde os petizes até aos iniciados, apesar das dificuldades associadas à dimensão reduzida da população jovem local.
Quanto ao futuro, Cardoso não descarta a possibilidade de o clube voltar a competir no futebol, se as condições forem favoráveis. “O nosso foco está em objetivos a curto prazo, mas, passo a passo, queremos consolidar a capacidade do clube e, eventualmente, regressar ao futebol", concluiu.
Foto: DR