A opinião de ...

Dificuldade na mudança para fornecedores de gás do mercado regulado está a gerar reclamações e pedidos de informação de consumidores à DECO.

Os consumidores não estão devidamente alertados para as consequências de uma eventual mudança para o mercado regulado do gás. É importante que o consumidor esteja ciente de que a mudança de comercializador no gás, mantendo o mesmo fornecedor na eletricidade, pode levar a penalizações por perda de descontos dados a contratos com os dois serviços em simultâneo.
Ao operar a mudança desta forma, a tarifa de eletricidade fica mais cara e, na verdade, o valor que vai ganhar por ter passado para o mercado regulado no gás natural, acaba por se perder.
É certo que a intenção do legislador, ao permitir a mudança para o mercado regulado, nunca foi a de prejudicar o consumidor, mas sim responder a uma crise energética e à inflação que estamos a viver e ajudar o consumidor.
Porém, nem todos os consumidores estão alertados para a possibilidade de na eletricidade ser, também, possível mudar para o mercado regulado. Assim, a DECO apelava, junto do Ministério do Ambiente, a uma forma de tornar os dois sistemas equivalentes, nomeadamente nos requisitos, e a que fosse criada uma plataforma única, em que fosse possível ao consumidor proceder à mudança para o mercado regulado no gás e na eletricidade, em simultâneo.
A DECO está totalmente disponível para apoiar o cidadão que necessite de esclarecimentos, aconselhamento e apoio prático na operação de mudança.
Contacte o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO através do nº de telefone: 213710200 ou energia@deco.pt. Visite o nosso site: www.deco.pt Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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3911

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