A opinião de ...

Poupar para um sonho realizar

Todos temos sonhos, mas, muitas vezes, não os conseguimos alcançar. Um carro novo, uma viagem, uma poupança para a reforma, entre outros desejos, podem parecer impossíveis, contudo, com uma melhor gestão do orçamento familiar poderão mais facilmente tornar-se realidade.

Não se pode confundir o sonho financeiro com o objetivo financeiro.
O sonho é algo que se espera que aconteça, o objetivo é algo que se define e que se planeia. A concretização dos sonhos exige que se estabeleçam objetivos e metas para os alcançar. Em regra, é necessário juntar algum dinheiro primeiro, ou seja, é necessário poupar e esta é uma tarefa difícil.

O que fazer para alcançar a meta proposta? Começar, sem dúvida, pela elaboração de um orçamento familiar.
Comece por registar o que recebe e o que gasta diariamente. No dia-a-dia há sempre pequenas coisas nas quais podemos gastar dinheiro sem nos apercebermos, como o pequeno-almoço ou os cafés fora de casa.
Por isso, temos de registar tudo o que gastamos mesmo que sejam apenas moedas, pois só assim conseguiremos saber para onde vai afinal o nosso dinheiro e repensar alguns gastos.
Poderá fazer este registo num caderno simples, mas também já existem algumas aplicações móveis que facilitam a tarefa. Envolva toda a família neste exercício. Este é um excelente ponto de partida para uma boa gestão financeira.

Por outro lado, sempre que realiza uma compra, por mais pequena que seja, deverá refletir: será que necessito mesmo deste produto? Esta pergunta irá ajuda-lo a resistir às compras por impulso e a comprar o que verdadeiramente necessita.

E nunca se esqueça: tão importante quanto o que recebemos é o dinheiro que poupamos!
Estes são conselhos do Gabinete de Proteção Financeira da DECO – www.gasdeco.net

Para pedidos de apoio contacte a DECO (deco.norte@deco.pt) ou o Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Alfândega da Fé ou de Macedo de Cavaleiros. A DECO dispõe de um protocolo de colaboração com estas Autarquias e presta apoio presencial gratuito nestes concelhos mediante marcação.

Edição
3706

Assinaturas MDB