A opinião de ...

Do alto dos oitenta e tal anos Da Terra para Marte e de Marte para a Terra

Cansado, descontente, infeliz e desiludido com a vida na Terra, o senhor Eleutério Valente resolveu procurar outras paragens, possivelmente noutro Planeta, de preferência Marte!
Desde criança que o senhor Eleutério vivia muito triste: filho da pobreza, num bairro degradado dos subúrbios de uma grande cidade, nem sequer beneficiava da luz e do calor do sol, pois as ruelas apenas lhe davam sombra e falta de ar.
Contudo, nunca deixou de lutar. E, com a ajuda da esposa, a senhora Catarina Decidida, sua companheira de bairro desde a infância, paulatinamente subindo na vida, viu-se um dia proprietário e gerente de várias empresas, levando uma vida preenchida e repleta de coisas boas.
Já o incomodava sobejamente a grande ebulição que veio aumentando por toda a Terra: as guerras que tudo destruíam, as ambições e as prepotências de grande parte dos líderes de vários países que levavam à instabilidade mundial e contribuíam para uma forçada forma de viver; a ação do Homem na alteração do clima que, por isso, se tornou um enorme fator de inenarrável miséria pelos terramotos e maremotos; pelas inundações e enxurradas que, em menos de um ai, continuavam a ser fonte de desgraça de milhares de pessoas; pelos fogos que queimavam habitações e florestas; pela poluição dos rios e dos mares; em suma, por tudo quanto de mal a Humanidade conferiu a este magoado Planeta que, pela mesma deveria ser cuidado e muito amado!
Com os conhecimentos que fora adquirindo sobre Marte, não hesitou mais. Embora continuasse algo cético sobre o que aí iria encontrar, logo pôs a mulher ao corrente da sua decisão à qual ela aderiu sem reservas. Ambos dotados de segura temeridade que foi visível e lhes ficou do seu percurso de vida, combinaram a maneira mais prática de concretizar este tão ciclópico projeto. E começaram os preparativos, com a maior discrição, não deixando de levar tudo quanto acharam necessário para poderem viver num lugar desconhecido.
Então, um dia, aproveitando a tecnologia que, mesmo assim, o Homem havia criado, facilmente adquiriu uma daquelas cabines velozes como o pensamento na qual se fechou com toda a família e os seus pertences. Premindo um comando, num milionésimo de segundo a cabine chegou a Marte, onde, já poisada, num outro milionésimo de segundo reapareceu com tudo o que transportava!!!
Perante aquele mundo tão desconhecido como aparentemente agreste, o senhor Eleutério e família, extasiados, suspenderam a respiração. E já desmaiavam, quando um imenso troar os fez voltar à realidade.
Caminhava em direção a eles um disforme monstro que, a cada passo que dava, fazia tremer o Planeta! Apesar de aterradora figura, não deixou de se mostrar bondosa e apaziguadora. Tendo-os informado de que se tratava do 1.º ministro de Marte, e depois de lhes dizer que eram bem-vindos, aconselhou-os a descansarem e ali continuarem em paz.
(Continua na próxima edição)

Edição
4023

Assinaturas MDB