O Festival do ... Butelo e das Casulas!...
À semelhança do que aconteceu o ano passado, terá lugar, nos próximos dias, de 21 a 23 (sexta, sábado e Domingo) o Festival do Butelo e das Casulas, de Bragança.
A capital do Nordeste Transmontano vai, com efeito, viver um fim-de-semana festivo, tendo como principal referência o butelo e as casulas.
Apesar de se tratar da II Edição do Festival do Butelo e das Casulas, a verdade é que a promoção oficial tendo como referência estes dois produtos gastronómicos regionais, acontece já pela terceira vez.
Com efeito, como os leitores se devem recordar, há três anos, também no mês de Fevereiro, teve lugar, em Bragança, o designado, Fim-de-Semana Gastronómico do Butelo e de Casula, certame que, tendo em conta o êxito registado, acabou por se transformar, no ano passado, no Festival do Butelo e da Casula.
Naturalmente que a importância do evento está nos objetivos que estão inerentes e, consequentemente, nos resultados finais. Contudo, é sempre, de algum modo, relevante o enquadramento histórico que sustenta o actual cartaz gastronómico e turístico que tem sido ampla e eficazmente divulgado.
E como tudo em tudo na vida, para verdadeiramente avaliar o presente e perspectivar o futuro, não podemos esquecer o passado, sobretudo, respeitando-o e valorizando-o. Jamais se poderá sustentar um projecto, ou mesmo um imóvel, se não tivermos em consideração os respectivos alicerces.
Ora, neste contexto, interessa recordar que, não obstante todos os aspetos históricos e afectivos, que valorizavam o butelo e as casulas, até então, o surgimento, em Bragança, da Confraria do Butelo e Casula, tornou-se um inegável meio de divulgação e valorização, não só destes produtos, como todos os outros que lhes estão associados. E não tenho qualquer dúvida ao afirmar que a Confraria é uma organização, que não só conferiu mais identidade ao Butelo e às Casulas, como também já realizou um meritório desempenho na respectiva promoção, local, regional, nacional e até internacional.
Ninguém poderá negar, de forma séria e sustentada, essa evidência. Contra factos…
Dispondo de meios logísticos e financeiros que permitem assumir a responsabilidade social daí decorrente, em boa hora a Câmara Municipal de Bragança, numa parceria saudável com a Confraria, deu início a uma campanha promotora, potenciando a ideia de apostar na divulgação do Butelo e as Casulas.
Pelo que é possível constatar, esta ideia transformada em realidade, sustentada numa colaboração institucional, tão saudável, quanto bilateralmente respeitável, sobretudo em termos de identidade e independência orgânica, afirmando-se já, em apenas três anos, como uma singular forma de promover a região e a cidade de Bragança, bem como os seus produtos gastronómicos, turísticos, culturais e naturais, poderá tornar-se, no futuro, como um grande evento regional, potenciador de uma dinâmica transversal, ainda mais alargada e sustentada.
Porém, será determinante que tudo o que se venha a fazer neste contexto, aconteça de forma tão determinada, quanto pensada, com um mediatismo saudável, sustentado na convergência e abrangência de vontades e sinergias existentes, disponíveis e permanentes.
Numa região onde todos somos poucos para conseguirmos o êxito comum, fomentar a unidade e aproveitar o pensamento e as ideias que emergem da sociedade, devem ser sempre posturas a ter em conta para triunfar.
Assim, não só espero, como desejo, que o Festival do Butelo e das Casulas de Bragança, venha a ser um êxito, em todos os aspetos, nomeadamente no reforço da promoção da nossa região e terra do CORAÇÃO – Bragança.