Bragança

Apicultora aposta na inovação criando barrinha proteica de mel e castanha

Publicado por Glória Lopes em Qui, 04/10/2025 - 09:22

A empresa Mel Montesino, sediada em Bragança, está a apostar na inovação com o lançamento de novos produtos do nicho alimentar saúde + bem-estar, nomeadamente uma barra proteica só com produtos locais, como cereais, mel e castanha.
Trata-se de ‘honeychest’, uma barrinha de cereais, sem adição de qualquer tipo de açucares artificiais, além dos que contém os produtos usados na confeção. “É uma maneira fácil de transportar um snack. É saudável, não contém glúten pois não utilizamos nenhum tipo de farinha, tem produtos da terra, como a pasta de castanha, tem proteína dada pelo pólen”, revelou Sandra Barbosa, proprietária da Montesino.
“Mais do que um produto alimentar a barrinha é também um produto terapêutico”, destaca a empresária. “Permitem consumir a dose diária de propólis recomendada com propriedades anti-inflamatórias, anti-microbianas, graças aos produtos apícolas”, descreveu. A procura por alimentos saudáveis está a aumentar e Sandra Barbosa está atenta. “É um mercado que está a crescer, mesmo por parte de desportistas, porque as pessoas estão cada vez mais recetivas a caminhadas, andar de bicicleta e ao bem-estar. evam alimentos pequenos. Isto despertou o nosso interesse”, explicou a empresária que tem todo o interesse em desenvolver produtos a partir das matérias-primas que saem da colmeia. “É também uma forma de diversificar as nossas fontes de receita e nos diferenciarmos e termos um mercado. Para não vendermos só mel. Além disso, há pessoas que não apreciam mel, mas querem ter os benefícios dos produtos apícolas de outra maneira”, referiu.

Assinaturas MDB