Mirandela

Apicultores desesperam por apoios no pior período de sempre para o setor

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-06-01 09:51

Os apicultores da Terra Quente Transmontana estão muito preocupados com a acentuada quebra de produção de mel, principalmente nos últimos três anos.
As alterações climáticas, a seca, os incêndios, a crise económica são apenas algumas das causas apontadas para esta situação delicada que o setor atravessa.
O presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente, gestora de uma zona controlada que abrange os concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor e Torre de Moncorvo, não tem dúvidas que nos cerca de 40 anos que está ligado ao setor da apicultura, os últimos três anos foram “os mais fracos de sempre” de produção de mel na região e avança com números concretos. “Em anos normais, aqui na Terra Quente a média de produção andava nos 20 a 30 quilos por colmeia. Há três anos, houve uma média de 7 a 8 quilos e o ano passado não passou dos 3 quilos. Ora, para criar riqueza, tem de ter, no mínimo 10 quilos, agora com três quilos, estamos a pagar para trabalhar”, afirma José Domingos Carneiro

Assinaturas MDB