Mirandela

Aposentado é mestre em construir guitarras portuguesas

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-05-25 09:44

Das hábeis mãos de Armando Aníbal Pereira saem guitarras portuguesas, cavaquinhos, guitarras clássicas ou acústicas, todas trabalhadas com extrema dedicação.
Este transmontano, natural de Sambade (Alfândega da Fé), mas a residir em Bragança, onde tem a sua oficina de instrumentos musicais. Armando mostra com orgulho o seu novo instrumento “exclusivo”. Trata-se de um bandolim e um cavaquinho. “São dois em um”, diz. “Foi há coisa de três meses que me lembrei de o fazer assim. Foi um bocadinho difícil conseguir acertar um braço e outro, porque um é sobreposto e o outro é escala rasa, que é um bocadinho mais baixa, mas lá consegui”, adianta com satisfação enquanto toca “a modinha do apita o comboio”.
Armando Pereira tem 70 anos, funcionário público aposentado, há oito anos, mas a sua grande paixão, desde bem cedo, sempre foi a música, ou melhor as guitarras. Teve a primeira aos 14 anos quando um amigo lhe pediu para levar para Bragança, onde estudava, uma guitarra portuguesa para consertar. A partir daí entusiasmou-se de tal forma pelo instrumento que fez a sua própria guitarra. “Andei algum tempo com a intenção de criar uma guitarra para mim, mas o meu pai não me dava dinheiro porque naquele tempo era difícil e ele queria era que eu estudasse. Então, comecei a fazer uma guitarra, arranjei um caibro de restos da obra da casa que o meu pai fez e acabei por fazer a primeira guitarra e andei com ela até aos meus 25 anos”.

Assinaturas MDB