Arnaldo Pereira garante primeira vitória na Taça Nacional ao bater o Dínamo Sanjoanense
A turma da Escola de Futebol Arnaldo Pereira conquistou, este domingo, os primeiros pontos na Taça Nacional Sub-19 de futsal, ao bater o Dínamo Sanjoanense, por 6-3, no Pavilhão da Coxa, no cumprimento da quinta e penúltima jornada na 2.ª Fase da Série B.
Apesar do favoritismo atribuído à equipa visitante – Dínamo Sanjoanense lidera a Série B, com 9 pontos – a Escola Arnaldo Pereira não se deixou intimidar e alcançou a primeira vitória na 2.ª fase da Taça Nacional.
A equipa liderada por Manuel Rodrigues mostrou ter a lição bem estudada, começando a construir a vitória com um golo de Ricardo Rodrigues, aos 15 minutos, ao desviar oportunamente um cruzamento de Daniel Alves, na sequência de um pontapé de canto marcado por Carlitos.
Embalados pelo golo inaugural, a EFAP marcou o seu segundo golo por Dinis César, aos 16’, que brilhou com um remate violento a não dar hipóteses a João Andrade.
A segundos do apito para o intervalo, a Dínamo Sanjoanense reduziu para 2-1 por intermédio de Francisco Lopes.
Já na etapa complementar, a EFAP não se deixou abater pelo golo sofrido e aumentou a vantagem por Tiago Araújo de cabeça, aos 23’, na recarga a um primeiro remate de Daniel Alves. Dois minutos depois, Ricardo Rodrigues volta a mostrar apetência para o golo e de ângulo apertado fez o 4-1.
Ao minuto sete do encontro, a Dínamo Sanjoanense voltou a criar incerteza no marcador com dois golos de rajada dos irmãos Lopes.
Francisco e Guilherme Lopes deram nova esperança à equipa orientada por Ana Ferreira, que seria frustrada pelo terceiro golo de Ricardo Rodrigues, aos 34’, que soube aproveitar o adiantamento do guarda-redes adversário. A papel químico foi o golo que fechou as contas no Pavilhão da Coxa, aos 38’, pelos pés de Carlitos.
No final do encontro, Manuel Rodrigues, técnico da EFAP, lamentou a falta de competitividade no contexto distrital e reforça a ideia do valor desportivo do jogador transmontano. “O nosso percurso na Taça Nacional demonstra bem a falta de competitividade que temos no nosso campeonato distrital de juniores, pois só na penúltima jornada da Taça é que conseguimos estar bem a fazer o nosso jogo ofensivo e defensivo. Existe qualidade na nossa equipa, mas o ritmo competitivo é fundamental para conseguirmos ombrear com as outras equipas nas competições nacionais. Já não temos hipóteses de passar, mas foi importante conseguir a vitória. Ganhámos a uma boa equipa que estava em primeiro lugar e queremos repetir este resultado na última jornada”.
Para Ana Ferreira, timoneira da formação líder da Série B, este resultado não retira o mérito da sua equipa. “A nossa caminhada na Taça Nacional tem sido ótima e este resultado não mancha esse percurso. Fomos campeões do distrito de Aveiro quando ninguém esperava, depois passámos a primeira fase sem derrotas e chegámos à segunda fase com apenas duas derrotas. Contra a Arnaldo Pereira não fomos tão fortes e o adversário finalizou as oportunidades que dispôs”.
A uma jornada da conclusão da 2.ª Fase da Série B da Taça Nacional Sub-19 de futsal, a EFAP soma 3 pontos e está arredada da discussão pelo lugar de acesso à 3.ª fase. Enquanto isso e tendo em conta a derrota da ABC Nelas na casa da CP Miranda do Corvo (3-0), o desfecho da Série B está em aberto, com três equipas igualadas por 9 pontos, onde a última jornada é decisiva para conhecer o emblema que assegura o acesso à 3.ª fase.
Na próxima jornada, agendada para 11 de junho, jogam-se os seguintes encontros: Abc Nelas- EFAP e Dínamo Sanjoanense-Casa Povo Miranda Corvo.
Na Taça Nacional de Sub-15 em futsal, a formação da EFAP perdeu em casa do líder Leões de Porto Salvo por 10-0.
Foto: Guilherme Moutinho