ASAE apreende 45 quilos de alimentos estragados em colégio
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontrou alimentos estragados em arcas frigoríficas no refeitório do colégio de Torre Dona Chama, no concelho de Mirandela.
Em comunicado, a ASAE revela que, na passada sexta-feira, apreendeu “45 Kg de alimentos avariados que apresentavam alterações organoléticas ao nível de desidratação e acumulação de gelo”.
Como consequência disso, instaurou um processo-crime e notificou a diretora do colégio para comparecer, na segunda-feira, no Ministério Público do Tribunal de Mirandela.
Após o primeiro interrogatório, a diretora do colégio foi constituída arguida, ficando sob o termo de identidade e residência, e o caso baixa para inquérito.
Esta fiscalização aconteceu no seguimento da alegada intoxicação alimentar que terá afetado cerca de 140 alunos daquele colégio, com pelo menos um dos sintomas característicos de uma intoxicação alimentar: febre, vómitos, náuseas, diarreia ou dores abdominais (dados da Unidade de Saúde Pública).
Os casos começaram a manifestar-se após o almoço de quarta-feira (massa com carne), levando ao internamento de 13 alunos (10 no hospital de Mirandela e 3 na unidade hospitalar de Chaves).