DESPORTO

Associação de Futebol de Bragança inaugura nova sede e homenageia o trabalho do Dr. Nuno Maia

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2021-09-13 11:32

Decorreu, no passado dia 12 de agosto, a inauguração da nova sede social da Associação de Futebol de Bragança. A cerimónia ficou marcada pela presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. No evento estiveram ainda o Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, vários representantes desportivos e outras entidades locais.

António Ramos, presidente da AF Bragança, relembrou as dificuldades na execução da nova sede social e salientou o papel desta infraestrutura como facilitadora do reforço da proximidade com os clubes filiados. “É um dia marcante. Foram necessários três anos de trabalhos para finalizar esta infraestrutura, passámos por momentos difíceis em que necessitámos parar as obras por algumas ocasiões. A pandemia tornou tudo mais complicado com a falta de material e mão de obra,” acrescentando que “esta é uma infraestrutura que já necessitávamos. Agora temos umas instalações condignas para fazer o nosso trabalho e receber eventos. É uma estrutura polivalente que deve servir todos os nossos filiados e toda a área desportiva de Trás-os-Montes. Esta sede não é só da AF Bragança, é de todos os filiados, de todos os atletas, treinadores e dirigentes”.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, frisou a importância e a necessidade destas infraestruturas para o desenvolvimento desportivo. “É fundamental para o desenvolvimento desportivo a existência de infraestruturas adequadas para consolidar esse desenvolvimento. A FPF instituiu um conjunto de programas de requalificação, não só das sedes das próprias associações, mas também de apoio para o desenvolvimento e melhoria das infraestruturas. Hoje foi conseguida a concretização de um desses objetivos. A AF Bragança já há muito reclamava a existência de uma sede condigna. Foi possível conciliar o apoio que a Câmara Municipal de Bragança concedeu, através da cedência deste espaço, e com o apoio financeiro da FPF foi possível inaugurar estas magníficas instalações que permitem à AF Bragança prestar um melhor serviço.”

Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, realçou o trabalho desenvolvido e indicou que as antigas instalações da AF Bragança podem ser ocupadas por outras associações com o objetivo de dar resposta aos inúmeros pedidos nesse sentido. “A Câmara Municipal sempre esteve atenta às necessidades da AF Bragança. Entretanto, tivemos as condições necessárias para disponibilizar este espaço, onde pudessem concretizar as suas atividades e desenvolver o seu trabalho a favor do movimento associativo da região. Foi realizada uma grande intervenção na nova sede da AF Bragança, o espaço é muito agradável e aproveitámos para revitalizar esta zona da cidade. Esta congregação de esforços e vontades de diferente entidades resultou positivamente para termos esta inauguração.”

A inauguração da nova sede social AF Bragança contou ainda com a homenagem ao Dr. Nuno Maia. O antigo Presidente da Assembleia Geral da AF Bragança, cargo que ocupou durante 17 anos, foi reconhecido com o seu nome dado ao novo Auditório da sede AF Bragança. “O nosso ego fica contente, mas havia outras pessoas que mereciam mais esta homenagem. Há muitas pessoas que colaboraram e trabalharam, independentemente do tempo em que estiveram em funções. Não é o tempo que deve ser valorizado, mas sim as ações realizadas. O espaço é magnífico, fiquei encantado. Passámos do bairro social para a cidade,” afirmou visivelmente satisfeito.

O advogado, de 79 anos, foi presença ativa na sociedade brigantina e pertenceu ainda ao Conselho Diretivo da Escola Secundária Emídio Garcia, foi Membro da Delegação da Ordem dos Advogados, Presidente do Conselho Fiscal dos Bombeiros Voluntários e Presidente do Conselho Fiscal do Aeroclube de Bragança.

A nova sede AF Bragança está localizada na Rua Fernão Lopes, no alto das Cantarias, em Bragança.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinaturas MDB