Mirandela

Bactéria Xiylella coloca em quarentena olival de Alvites

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2022-12-07 09:21

Chegou ao concelho de Mirandela a Xylella fastidiosa, uma bactéria altamente destruidora que afeta várias culturas agrícolas, mas que ainda não há tratamento, pelo que a única forma de parar a evolução da doença é o abate das árvores infetadas, ou evitar a contaminação através do diagnóstico precoce.
A sua presença foi laboratorialmente confirmada numa amostra de oliveira, colhida na freguesia de Alvites, o que levou a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária – a emitir um despacho a determinar o estabelecimento de uma zona demarcada que abrange freguesias de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, bem como as medidas que devem ser aplicadas para a erradicação da bactéria.
O despacho já foi emitido no dia 21 de novembro, assinado pela diretora-geral da DGAVE, Susana Pombo. Adianta o despacho da Autoridade Fitossanitária Nacional que, “em resultado da confirmação da presença da bactéria Xylella fastidiosa nos concelhos do Fundão e Mirandela”, a DGAV procedeu ao estabelecimento de zonas demarcadas nestas regiões bem como a lista das freguesias total ou parcialmente abrangidas por esta zona demarcada.

Assinaturas MDB