FUTEBOL FORMAÇÃO

Bragança derrota Mirandela e relança luta pelo título distrital

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2022-05-14 22:06

O Grupo Desportivo de Bragança venceu o dérbi distrital, este sábado, diante do Sport Clube Mirandela, por 2-1, no encontro que encerrou a ronda 4 da Fase de Campeão do Campeonato Distrital de Juniores AF Bragança.

O resultado relança o emblema brigantino na luta pelo título distrital ao igualar pontualmente (9 pontos) o SC Mirandela no topo da classificação, quando faltam 2 jornadas para a conclusão da competição.

A partida realizada no Campo do CEE mereceu um dispositivo de segurança equivalente aos jogos de alto risco, como resposta dos responsáveis brigantinos de evitar situações que pudessem comprometer a segurança dos presentes e não repetir as cenas desagradáveis que marcaram os últimos encontros entre os emblemas do distrito brigantino.

Quanto ao jogo, a formação orientada por Pedrinha viveu momentos complicados nos primeiros 45 minutos onde não conseguiu segurar a posse de bola e viveu da inspiração da sua dupla atacante, composta por Adriano e Hélder Daniel, para ameaçar pontualmente a baliza mirandelense.

O conjunto visitante terminou o primeiro tempo na mó de cima, vencendo as estatísticas na posse de bola e em oportunidades de golo, invariavelmente conseguidas na sequência de lances de bola parada.

No reatar do segundo tempo, as palavras de Pedrinha no balneário fizeram eco nos seus jogadores e, ao minuto 46, Adriano quebrou o nulo no marcador. O avançado brigantino apenas teve de confirmar a excelência do trabalho de Hélder Daniel. O angolano foi um verdadeiro quebra-cabeça para a defensiva aurinegra e até podia ter inscrito o seu nome na lista dos marcadores, aos 40’ do primeiro tempo, mas não deu a melhor conclusão à tentativa de chapéu a João Barros.

Moralizados pelo golo e determinados em conquistar os pontos no dérbi distrital, o GD Bragança aumentaria a diferença, aos 68’, por Ricardo Martins. O médio criativo subiu nas alturas para, de cabeça, dar a melhor direção ao pontapé de canto apontado por Freixedelo.

A vitória do Bragança parecia assegurada, mas o golo de Lauro Vítor, aos 89’, e os 10 minutos dados pelo árbitro Nuno Augusto acrescentaram algum nervosismo aos adeptos presentes que expressaram o apoio ao seu clube de eleição incessantemente.

No rescaldo do encontro, Pedrinha, técnico do GDB, partilhou a receita para a vitória. “Entrámos receosos na partida, complicando o nosso desempenho no primeiro tempo, na segunda parte conseguimos mostrar mais confiança e jogámos mais libertos. Mudámos uma peça, com a entrada do Martins, e a equipa avançou mais no terreno. A atitude foi o mais importante e este campeonato será até ao fim, é bom que seja assim. O público foi fundamental, se realizássemos todos os jogos com este apoio por parte dos adeptos seria tudo diferente.”

Para Gilberto Vicente, técnico mirandelense, o campeonato não está decidido e a confiança reina para os lados de Mirandela. “Agora está tudo em aberto, temos dois golos de vantagem e jogamos em casa nas duas últimas jornadas. O calendário é favorável para nós e quem marcar mais golos ganha. Podem festejar, mas ainda têm que ir atrás do prejuízo,” acrescentando que “foi um grande jogo, muito emotivo, em que falhámos na bola parada que deu o segundo golo do Bragança. Isto é um dérbi e é saudável, porém fico muito triste pela atitude provocatória dos jogadores e ‘staff’ do GD Bragança. Isso não pode existir no futebol, essas atitudes que fiquem nas bancadas,” lamentou o técnico.

Contas feitas, o Mirandela e Bragança partem para as duas últimas jornadas em igualdade pontual e onde a diferença de golos marcados pode ser determinante, em caso de vitória nas restantes rondas.

Na próxima jornada, Mirandela recebe a Escola Crescer, enquanto o Bragança visita a ADSP Vale do Conde. A penúltima e quinta jornada da Fase de Apuramento de Campeão está marcada para o dia 21 de maio, às 17h00.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB