FUTEBOL DISTRITAL

Bragança entra a vencer na Divisão de Honra (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 2023-09-26 09:47

O Grupo Desportivo de Bragança começou com o pé direito na edição 2023/2024 da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança, ao vencer o Vila Flor Sport Clube por 0-2, na primeira jornada da competição distrital brigantina.

A partida, realizada no Estádio Municipal de Vila Flor, num relvado que já teve melhores dias, colocou frente a frente duas equipas com objetivos diferentes na competição, com o Bragança a cumprir o papel de favorito, embora tenha demonstrado alguma falta de critério no último terço do terreno.

A equipa orientada por Nuno Gonçalves, que se estreou nas competições distritais como novo treinador dos brigantinos, chegou à vantagem ao minuto 35, com Helton a finalizar, com mestria, um cruzamento bem medido por Bolaji.

O tento que sentenciou a partida foi marcado por Bolaji, aos 67’, aproveitando um erro defensivo dos vila-florenses para marcar o seu primeiro golo oficial ao serviço dos canarinhos.

No final do encontro, o técnico do Vila Flor, Carlitos Rodrigues, considerou que a sua equipa deixou uma boa impressão perante “o principal candidato ao título”. “Defrontámos o principal candidato ao título, que apresenta outras capacidades que nós não temos, mas tenho de estar orgulhoso pelo trabalho dos meus jogadores. Por estratégia, entregámos o jogo ao adversário, tentando aproveitar alguma oportunidade para apostar nas transições rápidas, mas dois erros defensivos proporcionaram dois golos ao Bragança. Acabámos por fazer um jogo competitivo e a deixar o Bragança sem um domínio claro.”

Somando a sua terceira época consecutiva na liderança técnica do Vila Flor, Carlitos abraça o projeto do clube com um espírito de missão. “Não possuímos a capacidade financeira de outros clubes e temos que, gradualmente, ir construindo um plantel capaz, onde tentámos reunir um grupo de trabalho com um misto de experiência e juventude, para tentar lutar por um lugar no meio da tabela. Enquadro-me no pensamento dos dirigentes e há três anos que começo do zero. Aceito essa exigência e sinto-me contente por, com pouco dinheiro, conseguir apresentar equipas competentes”.

Quanto ao campeonato, Carlitos prevê uma época com disputa até o final. “Acredito que este campeonato será muito duro para todos os clubes e que, ao contrário da época passada, não haverá um grande distanciamento entre as equipas que estiverem no topo da tabela”.

Já Nuno Gonçalves, timoneiro dos canarinhos, lamentou o estado do relvado, considerando-o inadequado para a prática do futebol.  “Jogámos num campo que apresentou muitas adversidades, num relvado não é próprio para a prática da modalidade, mas acredito que a equipa soube ajustar-se às necessidades do jogo, acabando por controlar toda a partida. A minha exigência é que joguemos sempre no limite e sente-se no balneário alguma insatisfação por não conseguirmos um resultado mais dilatado. O que fica deste jogo são os três pontos a iniciar o campeonato e agora o foco está no próximo jogo de domingo”.

Na próxima jornada, o Bragança recebe o Macedo de Cavaleiros, enquanto o Vila Flor visita os Africanos de Bragança. As partidas da jornada 2 estão marcadas para o dia 1 de outubro.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB