Bragança saiu de Rebordelo com a liderança no bolso
A formação do Grupo Desportivo de Bragança garante a subida ao primeiro lugar do Campeonato Distrital AF Bragança, após bater a ADC Rebordelo por uma bola a zero. O golo solitário de Paulo Roberto decidiu o intenso duelo entre candidatos na luta pela liderança, em jogo da 4.ª jornada, disputado este domingo (31), no Campo de Jogos de Rebordelo.
Ambas as equipas alinharam com os habituais titulares, com a formação visitante a apostar num início de jogo forte, com muita intensidade na pressão alta sobre o adversário. Apesar do domínio na posse de bola, o Bragança apenas conseguiu causar algum embaraço na defensiva contrária, aos 9’, por intermédio de Mantorras. Pouco depois, aos 12’, Nuninho na marcação de um livre direto obrigou o guarda-redes Bruno Rato a uma defesa a dois tempos. O ataque visitante apostava na velocidade dos extremos e Helton, aos 18’, esteve perto do golo, após cruzamento de Mantorras.
Após a primeira meia hora de jogo, o Rebordelo despertou na partida e ganhou fôlego para uns minutos finais do primeiro tempo de bastante emoção.
O médio Rabiço, aos 39', mostrou rapidez no contra-ataque e disparou forte para a defesa de André Reis, no ressalto Ronaldo Cruz falhou escandalosamente a oportunidade de desfazer o nulo. Este era o melhor momento do conjunto liderado por Nuno Loureiro que ainda viu Rabiço no minuto final, do primeiro tempo, a desperdiçar uma oportunidade soberana.
Na segunda parte, o braço de ferro entre as duas equipas era mais acentuado, o que tornou o jogo numa verdadeira batalha pela posse de bola, mas sem tantas oportunidades. O goleador Ronaldo, que este jogo não conseguiu faturar, proporcionou a André Reis a oportunidade de brilhar, aos 66’e 67’, após dois bons remates à entrada da área.
O golo do Bragança, aos 70’, surge na melhor jogada ofensiva do conjunto brigantino. Boa combinação entre Mantorras e Estanga com o argentino a cruzar rasteiro para a finalização de Paulo Roberto. O veterano avançado brasileiro voltou a ser decisivo e já leva dois golos em 3 jogos disputados no Campeonato Distrital.
Após o golo, o conjunto de Lopes da Silva segurou a vantagem e conseguiu controlar as investidas do oponente. Nota para a expulsão do técnico-adjunto do Rebordelo, Michael Santos, aos 81’, por mostrar o seu desacordo com as decisões do árbitro Paulo Silva da AF de Aveiro.
No rescaldo da partida, Nuno Loureiro, técnico da ADC Rebordelo, analisou a partida e aproveitou para efetuar reparos à prestação da equipa de arbitragem. “Sabíamos que seria um jogo extremamente complicado para nós, tendo em conta o leque da equipa do GD Bragança. Entrámos no jogo um pouco apáticos, nos primeiros 20 minutos, praticamente, não existimos. O Bragança fez, e bem, pressão alta anulando os nossos pontos fortes, depois disso começámos a assentar o jogo. Na primeira parte, fomos a única equipa com lances claros de golo. A minha equipa, normalmente, não precisa de muitas ocasiões para conseguir o golo e hoje, infelizmente, não tivemos essa eficácia. Na segunda parte, houve um bom jogo até o Bragança fazer golo, depois disso o adversário segurou o jogo e o árbitro ajudou. Tivemos duas grandes equipas a jogar futebol e uma terceira equipa que não acompanhou a qualidade das outras duas. No próximo fim de semana queremos já ganhar os três pontos, essa é a mentalidade deste grupo de trabalho.”
O técnico dos brigantinos, Lopes da Silva, realça a importância da vitória e da prestação do seu grupo de trabalho. “Foi um resultado importante fora de casa contra uma grande equipa, bem estruturada e organizada. Hoje, o Bragança esteve num patamar muito alto com uma entreajuda fundamental para conseguirmos sair daqui com os três pontos. O Bragança dominou os primeiros 30 minutos do jogo, nos minutos finais do primeiro tempo perdemos algum controlo e podíamos ter sofrido o golo do Rebordelo. Na segunda parte, foi um jogo muito dividido, mas podíamos ter conseguido o golo mais cedo. Não há jogos fáceis nesta divisão, na próxima jornada tentaremos uma exibição igual a esta, ou melhor, para conseguirmos mais uma vitória.”
Com este resultado, o Bragança sobe ao primeiro posto da tabela classificativa com 10 pontos em 4 jogos. Recordamos que, no dia 24 de outubro, garantiu 3 pontos com a vitória administrativa sobre o Carrazeda de Ansiães. O Rebordelo cai para o segundo posto com 9 pontos somados em 4 jornadas realizadas. Na próxima jornada, o Bragança recebe o Minas de Argozelo e o Rebordelo joga no terreno do GD Sendim. As partidas da jornada 5 estão agendadas para 7 de novembro, às 15h00.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 4ª Jornada
CDC Carção – FC Vinhais 1-2
GD Sendim – FC Carrazeda 3-0
GD Moncorvo – Vila Flor SC 1-2
AE Africanos – GD Mirandês 0-1
ADC Rebordelo – GD Bragança 0-1
Minas de Argozelo – Águia FC Vimioso 0-3
Classificação
J V E D P
2.º ADC Rebordelo 4 3 0 1 9
3.º GD Sendim 4 2 2 0 8
4.º GD Mirandês 4 2 2 0 8
5.º FC Vinhais 4 2 1 1 7
6.º CDC Carção 4 2 1 1 7
7.º Águia FC Vimioso 4 1 1 2 4
8.º Minas de Argozelo 4 1 1 2 4
9.º Vila Flor SC 4 1 0 3 3
10.º GD Moncorvo 4 0 2 2 2
11.º AE Africanos 3 0 1 2 1
12.º FC Carrazeda 3 0 0 3 0
Próxima jornada 5.ª 07/11/2021
FC Vinhais-AE Africanos; FC Carrazeda-GD Mirandês; Vila Flor SC-CDC Carção; Águia FC Vimioso-GD Moncorvo; GD Bragança-Minas de Argozelo e GD Sendim-ADC Rebordelo.
Ficha
ADC Rebordelo 0
GD Bragança 1
Campo de Jogos de Rebordelo
Árbitro: Paulo Silva
ADC Rebordelo: Bruno Rato; Vitó (Rocha 70’), Governor (Flávio 45’), Maki (Teixeira 89’), Quintã (Sousa 89’), Toni, Rabiço, Clemente, Ednan Muniz, Ronaldo Cruz e Cícero.
Treinador: Nuno Loureiro.
GD Bragança: André Reis; Adolfo, Michel, Veiga, Macky, Fabien Capelo, Estanga, Nuninho, Hélton (Litcha 75’), Mantorras (Ruizinho 89’) e Paulo Roberto (Fernando Ícaro 89’).
Treinador: Lopes da Silva.