Bragança

Novo organigrama da Câmara implementado com dez novas chefias mas ainda sem Diretor Municipal

Publicado por AGR em Qui, 01/08/2026 - 10:55

Foi implementado na passada sexta-feira o novo organigrama da Câmara Municipal de Bragança, com novas divisões e um novo Gabinete de Apoio às Freguesias mas ainda sem o novo Diretor Municipal. No total, são 31 unidades orgânicas, sendo que seis delas não têm responsável nomeado, para já, e 15 transitam dos executivos anteriores. Há dez caras novas.
“O Município de Bragança inicia, a partir de hoje [sexta-feira], a implementação da Estratégia de Reorganização dos Serviços Municipais e do recém-aprovado Regulamento Orgânico, um processo estruturante que visa modernizar a administração, reforçar a eficiência interna e garantir uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades dos cidadãos”, frisou a presidente da Câmara, Isabel Ferreira, ao Mensageiro.
De acordo com a autarca brigantina, “para garantir o início imediato da execução desta reorganização, foram realizadas nomeações para os titulares das diferentes unidades orgânicas municipais, nucleares e flexíveis”.
As nomeações são interinas e feitas por conveniência de serviço, uma vez que serão abertos concursos públicos para prover estes lugares.
“As nomeações visam assegurar a imediata implementação da nova organização, garantindo capacidade técnica e qualidade de serviço. Trata-se de uma solução temporária, uma vez que todos os lugares agora provisoriamente ocupados serão posteriormente preenchidos através de concursos públicos, dentro dos prazos legais”, sublinhou.
Das 31 unidades orgânicas do Município (nucleares e flexíveis), seis não têm, para já, provimento de chefia.
“Das restantes 25 unidades, 15 mantêm anteriores titulares do Município, garantindo continuidade e experiência, enquanto 10 recebem novas nomeações, reforçando a dinâmica e a capacidade de gestão dos serviços municipais. Esta conjugação de continuidade e renovação assegura que os serviços funcionem com estabilidade e qualidade desde o primeiro dia”, garante Isabel Ferreira.
De entre as mudanças, destaque para a criação do Gabinete de Apoio às Freguesias e Desenvolvimento Rural, que resulta de uma promessa eleitoral, e que passa a ser ocupado por Vítor Padrão.

Assinaturas MDB