Bragança será ponto de partida da 25.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés (com galeria)
No ano em cumpre um quarto de século de existência, o Portugal de Lés-a-Lés volta, literalmente, à ‘casa de partida’. Bragança será o ponto de partida da grande aventura organizada da Federação de Motociclismo de Portugal, acolhendo a caravana a 7 de junho. Um dia para as tradicionais e imprescindíveis verificações técnicas e documentais, bem para o Passeio de Abertura num dos cantos mais bonitos do País. Em plena Terra Fria transmontana, os quase 75 mil hectares do Parque Natural do Montesinho serão palco de exceção para uma passeata de pouco mais de uma centena de quilómetros entre serras surpreendentes e aldeias remotas.
Em ano de comemoração, não poderia faltar o regresso a Rio de Onor, ‘onde tudo começou’ em 1999, ponto alto de um percurso para se apreciar em andamento, relaxadamente, por estradas muitíssimo panorâmicas, entre soutos monumentais e carvalhais forrados a musgos e líquenes. Tempo ainda para conhecer aldeias como Donai, Rabal, França, Montesinho (excelente estreia num Lés-a-Lés), Aveleda, Guadramil e Gimonde, antes de nova vista à Cidadela de Bragança, belíssimo centro histórico desta cidade transmontana.
No dia seguinte e até ao dia 10, três etapas rumo ao Algarve, por um percurso repleto de deliciosos pormenores em que é ultimado pelos elementos da Comissão de Mototurismo da FMP. Oportunidade para descobrir um Portugal único, de paisagens ímpares através de serras e planícies, rios e barragens, numa maratona mototurística de Trás-os-Montes ao Algarve, atravessando as Beiras, Ribatejo e Alentejo.
Na descoberta do património natural, histórico e gastronómico, junta-se um contacto único com as populações das cidades, vilas e aldeias atravessadas, num percurso que verá todos os detalhes desvendados na segunda quinzena de fevereiro na Apresentação Oficial do 25.º Portugal de Lés-a-Lés.