Corrida de São Silvestre tida como uma das mais importantes do Nordeste Transmontano
A Corrida de São Silvestre de Mogadouro, realizada no passado dia 20 de dezembro, é considerada, tanto pela organização — a cargo do Município de Mogadouro — como pelos participantes, um dos eventos desportivos de referência do inverno na região transmontana, tendo contado, este ano, com a presença de mais de 500 atletas.
O vencedor deste ano foi Luís Saraiva, do Vitória SC, em masculinos, e Doroteia Peixoto, do Team El Comandante, em femininos. Para além dos atletas em destaque, muitos foram os que desafiaram o frio de dezembro e, em são convívio, correram os 10 quilómetros do percurso e outras distâncias mais curtas, integradas em vários escalões etários.
Maria Orlete Mendes é uma das atletas mais conceituadas com raízes em Mogadouro e, aos 74 anos, apresenta no palmarés várias conquistas em provas nacionais e internacionais, nas mais diversas categorias do atletismo, incluindo vários títulos mundiais.
A veterana deixou um conselho aos mais jovens, sublinhando a prática do atletismo como fator de saúde, e recordou que apenas iniciou esta modalidade aos 55 anos, sendo hoje uma embaixadora da mesma.
Outro dos nomes presentes foi Rui Muga, presença habitual na prova, que não descartou a possibilidade de, no futuro, se dedicar ao treino dos escalões mais jovens.
Os mais de seis mil euros em prémios em destaque levaram os participantes a afirmar que “vale a pena vir correr à cidade de Mogadouro”.
Do lado da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, mostrou-se motivado para dar continuidade à prova e, eventualmente, aperfeiçoá-la, sublinhando que a moldura humana foi significativa, trouxe muita gente à cidade e contribuiu para a dinamização da economia local.
