CICLISMO

Brigantino Jorge Mariz vence categoria Elites M na Volta ao Concelho de Almodôvar

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 04/14/2025 - 11:10

Jorge Mariz, ciclista brigantino da Pencova/CEG/Reconco, alcançou o primeiro lugar na categoria Elites M e o terceiro posto da classificação geral na 17.ª edição da Volta ao Concelho de Almodôvar, prova considerada a “Volta a Portugal dos Amadores”, que decorreu este fim de semana na vila alentejana.

A competição, organizada pela Câmara Municipal de Almodôvar em parceria com a Casa do Benfica local, contou com três etapas em dois dias. No sábado, os cerca de 200 corredores – entre Elites e Masters com mais de 70 anos – enfrentaram uma tirada de 107,3 quilómetros entre Almodôvar, Santa Clara-a-Nova e Santinha. No domingo, a segunda etapa, de 67,9 quilómetros, ligou Rosário a Corte Zorrinho durante a manhã, enquanto à tarde se realizou a terceira e última etapa: um circuito urbano em Almodôvar, com 10 voltas, num total de 45 quilómetros.

“Era uma aventura e um desafio, tendo em conta que não é a minha zona de conforto, já que o meu foco está nos Granfondos e na camisola amarela da Bike Service”, referiu Jorge Mariz após a prova. “O objetivo era lutar pelos primeiros lugares. Estive bem na primeira etapa, na segunda gerimos o ritmo e até ameaçámos com um sprint, e na terceira ataquei com confiança e fechei ao sprint. É uma prova especial, considerada a melhor entre os amadores”, acrescentou.

A Volta ao Concelho de Almodôvar é uma das competições mais aguardadas da época pelas equipas amadoras registadas na Federação Portuguesa de Ciclismo, a par dos Campeonatos Nacionais.

O próximo desafio de Jorge Mariz está já marcado para o dia 27 de abril, no Granfondo Torres Vedras.

Fotos: DR

.

.

.

.

Assinaturas MDB