Bragança

Brigantinos peregrinam a Lourdes de bicicleta

Publicado por AGR em Qui, 2022-06-09 11:35

Um grupo de 14 brigantinos parte esta sexta-feira em direção a Lourdes, em França, numa peregrinação de bicicleta.
O grupo, que integra a Associação Bô Bike, criada especialmente para o efeito, vai percorrer mais de 800 quilómetros, em seis dias, apenas com o apoio de uma carrinha “para levar a bagagem”, contou Luís Miguel Alves ao Mensageiro.
“Decidimos criar a associação em maio de 2021 para gerir as marcações e a logística e porque tivemos de comprar um carro”, explicou Luís Miguel Alves, que é o presidente da Assembleia Geral desta associação que tem 19 sócios.
Este será “o maior evento do ano” para a Bô Bike, que tem feito já outras peregrinações, a Santiago de Compostela (Espanha) ou a Fátima. Foi, precisamente, na última peregrinação de bicicleta a Fátima que nasceu a ideia.
“Este é um grupo que já anda junto de bicicleta há uma série de anos. Somos 19 no total mas só vamos 14 a Lourdes. Já todos fomos a Santiago, já fomos a Fátima duas ou três vezes. Na última vez, alguém sugeriu Lourdes e começámos a programar isso”, explicou o mesmo responsável.
Luís Miguel Alves admite que “nem todos têm uma motivação espiritual” para esta viagem, apesar de ser sempre um momento de introspeção e de convívio.
“Vamos fazendo cicloturismo, que é o nosso desporto e a nossa paixão”, apontou, pois já houve quem tenha percorrido a EN2.
“Também já fizemos a EN 103 até Viana, e a 221, de Miranda até à Guarda”, recorda. Esta viagem já anda a ser planeada desde 2020, mas não requereu treinos específicos. “Nós participamos nos granfondos. Já houve colegas que fizeram dois e três. Todos andamos de bicicleta regularmente. Oxalá tivéssemos mais tempo para poder andar”, disse Luís Miguel Alves. O grupo vai fazer entre 150 a 170 quilómetros por dia. “Tivemos de definir o percurso em função dos hotéis, porque não há muitos sítios para pernoitar um grupo de 15 pessoas”, frisou. No final, o regresso será feito num autocarro, “pois é a única forma de trazer o grupo e as bicicletas”, explicou.
Antes da viagem, o grupo participou numa eucaristia na igreja do Santo Condestável.

Assinaturas MDB