Câmara homenageou Miller Guerra, o médico que galgou a interioridade para se destacar a nível nacional
O Município de Vila Flor homenageou no passado sábado o médico João Pedro Miller Guerra (11 de maio de 1912 - 27 de abril de 1993), um filho da terra, que se destacou a nível nacional, na medicina, na política e na sociedade. “Estamos num momento que se torna perfeitamente atual, porque é uma fonte de inspiração e de esperança”, explicou o presidente da Câmara de Vila Flor, Pedro Lima, referindo-se ao médico nascido neste concelho, mas que galgou as fronteiras da interioridade.
Miller Guerra, licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, foi professor catedrático, bastonário da Ordem dos Médicos e deputado da Assembleia Constituinte.
A homenagem contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães. “Inspiração naquilo que temos de fazer hoje no Município de Vila Flor, como a criação de uma Unidade orgânica do Envelhecimento Ativo, para olhar para aqueles que estão distantes da Saúde. No tempo dele estavam todos, ele aproximou-os. Ele é o avô do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O nosso município tem de dar esse sinal de que está atento às condições que existem na nossa terra e precisamos de nos focar em quem está isolado, nomeadamente o isolamento sénior”, referiu o autarca.