Bragança

Câmara retomou empreitada polémica para dotar a cidadela de passeios

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-05-18 09:52

Foi retomada a intervenção para melhorar a mobilidade pedonal na cidadela do castelo de Bragança, através da dotação de passeios em granito, cuja instalação está em curso na zona mais turística do concelho.
As obras deram azo a grande polémica em novembro do ano passado face ao impacto visual do material em granito usado nos passeios e corredores, o que levou o Município de Bragança a fazer correções à empreitada, nomeadamente retirando as lages do passeio que ladeia a Igreja de Santa Maria e da rampa de acesso ao pórtico principal da torre da Princsa, onde foram reinstaladas as antigas calçadas.
Ao que o Mensageiro constatou esta semana no local está a ser construído um passeio intramuralhas, com acesso à Igreja, que se presume tenha continuidade até ao castelo, Domus Municipalis e a saída principal.
No ano passado a empreitada acendeu as redes sociais durante semanas, com comentários muito negativos por parte dos brigantinos que não gostaram de ver o tipo de granito acinzentado usado nos passeios, em novos corredores e no acesso aos monumentos, nomeadamente ao castelo, à igreja de Santa Maria e Domus Municipalis.
A empreitada está orçamentada em cerca de 800 mil euros e tem como objetivo melhorar a mobilidade e a acessibilidade dentro das muralhas e fora delas, até à zona da Praça Camões.

Assinaturas MDB