Nordeste Transmontano

Careto AirShow23 apresenta o melhor cartaz de sempre nos 60 anos do Aeroclube de Bragança

Publicado por . em Qua, 2023-05-24 11:03

Careto AirShow23, que decorre no aeródromo municipal de Bragança nos dias 23, 24 e 25 de junho, contará com 15 exibições aéreas, com destaque para a demonstração de um Jato dos anos 60 e a performance acrobática em formação, a cargo de Ramon Alonso, com títulos de Campeão do Mundo e Campeão da Europa, e Jorge Macias, com participação nas maiores competições acrobáticas internacionais, indicou o Aero Clube de Bragança (ACB), entidade organizadora do evento, em comunicado.

Este clube assinala 60 anos de existência, o Careto AirShow, que também realiza o Festival Aéreo, o dia 24 de junho, convidou a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar, que com o lema “perder o fôlego”, vai desenvolver durante o evento ações de informação sobre uma doença rara, de difícil diagnóstico, que causa grande transtorno na qualidade de vida dos doentes.

Atividades não faltarão durante três dias. Os pilotos Ramon Alonso e Jorge Macias vão também garantir uma atuação interativa com crianças.

As exibições aéreas arrancam após a passagem sobre o Aeródromo de Bragança de uma patrulha de F16 da Força Aérea Portuguesa.

“Segue-se a sempre espetacular atuação dos Patrulha Fantasma, duas aeronaves completamente distintas. A sua atuação consiste num voo de formação com cruzamentos, ruturas, com alguma acrobacia à mistura, mas sobretudo é um voo de exibição de aviões experimentais. A Patrulha Fantasma surgiu no ano de 2006 e foi inicialmente constituída pelas aeronaves RV6 (CS- XAO) e VariEze (CS-XAV), este último único em Portugal. Não podiam faltar os Salto dos Parequedistas caretos, que já se tornaram numa das imagens identificativas deste festival”, antecipou o mesmo documento.

A demonstração do Jato II Guerra Mundial acontece antes de arrancarem as acrobacias. Depois da demonstração o piloto abre a possibilidade de realizar visitas. O espetáculo acrobático com as piruetas, loops, voos invertidos, voos rasos, e muito mais, arranca com Luís Garção, segue Pedro Cunha Pereira e continua José Luís Lickfold. A equipa DoubleAce, que junta Ramon Alonso e Jorge Macias atua em Formação, para depois, individualmente, cada um fazer a sua exibição.

A patrulha acrobática YAKSTARS, alinha-se em formação para a sua exibição e, por fim, a exibição do EADS C-295M da Força Aérea Portuguesa, um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas.

À noite haverá diversas atividades de animação, cm destaque para o espetáculo de humor a realizar na noite de 23 de junho, com “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”, a conceituada dupla de stand-up comedy.

O ACB garante novamente a realização de batismos de voo solidários, para os grupos de população mais vulnerável, e realiza batismos de voo ao público, cuja receita reverte na integra, este ano, para a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa que está a desenvolver um projeto de sinalização e apoio à população mais idosa do distrito de Bragança.

Assinaturas MDB