Mogadouro

Casa das Artes e Ofícios passou a ostentar o nome de António Moraes Machado

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 05/01/2025 - 11:38

O município de Mogadouro atribuiu o nome de Antonio Moraes Machado, à Casa da Artes e Ofícios, situada nesta cidade em homenagem ao cidadão que foi presidente da Câmara deste concelho (2001-2013), também é médico, investigador da cultura local e escritor, numa cerimónia enquadrada nas comemorações dos 51 anos do 25 de Abril.

O presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, explicou que a atribuição do nome de António Moraes Machado à Casa das Artes e Ofícios desta cidade, tem a ver com o destaque que o cidadão teve como médico pediatra, autarca, escritor e homem muito ligado à cultura local.

“Antonio Moraes Machado, com 89 anos de idade, foi um cidadão de relevo em várias áreas, como missões humanitárias enquanto médico pediatra em países como a Guiné. Foi presidente da Câmara durante três mandatos consecutivos e um homem ligado aos livros e à cultura, como promotor da primeira monografia de Mogadouro. Por estes motivos, se justifica esta homenagem”, justificou o autarca social-democrata.

António Pimentel justificou que a homenagem aos cidadãos de destaque se deve fazer em vida, como a título de exemplo ao escritor J. Rentes de Carvalho, ao Jornalista Francisco Pinto, agora a ex-autarca e médico Moraes Machado, e a breve prazo a criação de um centro de Arte Contemporânea que ostentará o nome do escultor mogadourense, Manuel Barroco.

“Com as homenagens feitas em vida a ilustres mogadourenses, dignificamos os imóveis e a jovem cidade de Mogadouro”, frisou.

Antonio Moraes Machado, disse que esta distinção o deixou intimamente satisfeito, com muita alegria, que é partilhada com todos mogadourenses.

“Mas também, sinto um bocadinho de vaidade com esta homenagem, que vou guardar para mim no meu íntimo. Assim como sinto muita emoção ”, vincou.

Antonio Moraes Machado foi um homem que se pautou pelos valores da uma sociedade unida, afirmando sempre que o seu partido era Mogadouro, e que não olhava para outras cores.

Esta homenagem foi o ponto alto das celebrações dos 51 anos do 25 de Abril que decorreram em Mogadouro e que juntou vários setores da sociedade local.

Assinaturas MDB