Nordeste Transmontano

Comandante de Miranda Douro rejeita responsabilidades no incêndio dos Cortiços

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2014-07-24 11:47

O comandante dos bombeiros de Miranda do Douro disse que a equipa surpreendida pelas chamas no incêndio de Cortiços não teve responsabilidades no acidente ali verificado, endossando o “erro” ao responsável pelo comando da coluna de veículos.
“Quem comandava as quatro equipas de bombeiros que integravam a coluna não fez o devido reconhecimento do terreno antes de mandar avançar os veículos, como foi estipulado no início da época de fogos”, explicou o comandante Luís Martins.
O comandante de voluntários de Miranda do Douro fez estas considerações após a Liga dos Bombeiros Portugueses emitir um comunicado a demostrar “total confiança” naquela corporação.
“O comandante permanente de operações (CPO) que atribuiu a missão aos grupos que integram a coluna fez uma coisa que é grave, e que está confirmada: após a atribuição da missão, abandonou a coluna. Mesmo que não tivesse feito o devido reconhecimento do terreno, tinha aguardado no local mais cinco os seis minutos e nada disto tinha acontecido”, avalia.
Agora, os bombeiros de Miranda do Douro exigem à autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que o inquérito em curso “seja rigoroso”, para se apurem os responsáveis e as causas do acidente que envolveu o grupo de combate a incêndios.
“Ainda não havia nenhum inquérito em curso e a corporação de Miranda do Douro já estava ser acusada de mais uma vez ter desobedecido a uma ordem do CPO. A minha equipa fez o que lhes foi ordenado”, frisou Luís Martins.
 
(Artigo completo dispopnível para assinantes ou na edição em papel)

Tags

Assinaturas MDB