Mogadouro

Comunidade escolar promove direitos das crianças e jovens em Estendal de Direitos

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 2021-11-26 15:38

Várias entidades ligadas à educação e ensino promoveram na Biblioteca Municipal de Mogadouro a iniciativa Estendal de Direitos que teve como objetivo promover os direitos das crianças e jovens junto da comunidade local.

Segundo a docente Fernanda Ferreira, uma envolvida na iniciativa toda a comunidade terá de estar envolvida, cada vez mais, naquilo que é a proteção das crianças.
“Uma das temáticas abordadas foi a exploração e o abuso sexual de criação, os direitos das crianças e as temáticas ligadas a inclusão”, explicou a docente.

Outros dos problemas que afetam as crianças e jovens é o problema do “Bullying” que é uma realidade cada vez mais preocupante dentro da comunidade escolar.

Já Mafalda Rocha, diretora do Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM), disse que desde o primeiro momento em que os professores envolvidos nesta ação apresentaram o projeto, foi de imediato bem acolhida, no seio da comunidade escolar.

“Achei a ideia maravilhosa e aderimos a iniciativa [Estendal de Direitos] de forma imediata porque temos de pensar que o local indicado para protegermos as crianças é precisamente a escola”, indicou a responsável escalar.

Os trabalhos foram elaborados pelos alunos do pré-escolar do AEM, Misericórdia e alunos do 1º e 2º ciclos.

O encerramento da Iniciativa Estendal de Direitos está agendada para o dia 03 de dezembro com comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A iniciativa multidisciplinar contou com a participação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), CLDS, Santa Casa da Misericórdia, entre outros organismos.

Assinaturas MDB