Bragança

Concelhia do PSD mostra apoio aos presidentes de junta na questão das minas

Publicado por António G. Rodrigues em Qua, 2024-11-27 11:03

A Concelhia de Bragança do Partido Social Democrata (PSD) mostrou-se esta quarta-feira solidária com a posição pública tomada pelos presidentes de junta de freguesia da área afetada pelo projeto de prospeção mineira Valongo 2.

Em comunicado enviado às redações, a concelhia social-democrata “manifesta o seu total apoio à posição assumida pelas populações no âmbito das sessões decorrentes da consulta pública sobre o pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais na área designada "Valongo 2", promovido pela empresa GMR Consultores, Lda”.

A Concelhia “destaca a forma clara e determinada, por parte dos Presidentes de Junta e Uniões de Freguesias da área envolvida, que souberam, como sempre, estar ao lado das populações, tendo assegurado a realização das sessões de esclarecimento necessárias, a uma decisão consciente”.

No mesmo texto, a Concelhia liderada agora por Alex Rodrigues reafirma “que a posição dos autarcas reflete não apenas um ato de defesa do território, mas

também de resistência ao histórico de exploração mineral que, como demonstrado, deixou um rastro de passivos ambientais e prejuízos para as populações”. “Este posicionamento, respaldado por uma ampla mobilização e esclarecimento junto das comunidades, traduz o verdadeiro espírito de serviço público e proximidade”, sublinha o documento.

Um documento que não menciona a tomada de posição pública divulgada pela Câmara Municipal (também PSD) esta terça-feira.  

Questionado pelo Mensageiro, o presidente da Concelhia laranja diz registar “também a tomada de posição da Câmara, que também vem em sintonia com a visão dos autarcas e das populações”.

Assinaturas MDB