Pintura

Correspondências trocadas entre Bragança e Milão resultam em exposição de José Barrias

Publicado por Gloria Lopes em Qui, 2014-10-09 10:27

 
A galeria História e Arte, em Bragança, recebe até ao final do ano a exposição Correspondências da autoria de José Barrias, uma mostra de pintura e instalações concebida propositadamente para este local, com algumas limitações de espaço.
“A exposição nasceu de uma pergunta que a proprietária da galeria (Emília Nogueiro) me fez pelo Facebook depois de ter visto trabalhos meus na Fundação de Serralves. Ela gostou da exposição mas ficou interrogativa relativamente à última sala, que era a Câmara Clara, porque tinha ficado com dúvidas e não tinha percebido bem. Eu respondi-lhe”, contou José Barrias, que se deslocou de Milão, onde reside há quatro décadas, para inaugurar a exposição, no passado sábado.
A troca de correspondência entre o artista e a dona da galeria deixou de se restringir à rede social “criou-se uma espécie de canal comunicativo que foi aumentado e foi-se estreitando”, acrescentou José Barrias. Depois surgiu o convite para fazer a exposição em Bragança, que foi aceite pelo artista. “Eu disse-lhe que se tiver um sentido porque não. O sentido foi esta correspondência. A exposição veio pelo correio”, acrescentou.
O artista diz que se está perante “uma exposição de bolso, porque o tamanho da galeria não permite muito mais, e que é um espelho e uma especulação sobre o andamento das perguntas, das respostas e das comunicações”. As pinturas foram concebidas em envelopes, caixas de encomendas e postais. 

Assinaturas MDB